quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Zippo

A marca surgiu em 1932, na cidade de Bradford, estado americano da Pensilvânia, quando George G. Blaisdell decidiu investir seus últimos dólares para criar um isqueiro elegante e fácil de usar. Obteve os direitos de um isqueiro à prova de vento austríaco chamado Binga, que vinha com uma tampa e não se apagava com o vento, e o reprojetou de acordo com suas próprias especificações. Fez o corpo retangular de metal, prendeu a tampa ao corpo com uma dobradiça soldada e colocou uma proteção ao redor do pavio de pano, embebido por fluído inflamável. Quando acesa, a chama dificilmente apagava com o vento (windproof), pois o sistema da invenção se assemelhava a uma lamparina. Uma invenção simples, porém bastante útil. O produto inicialmente se chamaria Clic-Clac, pois cada vez que fosse utilizado para acender um cigarro, deveria ser aberto. Mas esse nome já havia sido registrado. Então, fascinado por outra invenção da época, o zíper (em inglês zipper, usado para se referir ao chamado zip fastener, ou fecho rápido), batizou seu isqueiro de ZIPPO e o lançou em 1933 ao preço de US$ 1.95, valor absurdamente alto para a época, e com uma garantia ilimitada.
Essa garantia, conhecida como Lifetime Guarantee, que acompanha todos os isqueiros da marca, ainda garante: “ou o isqueiro funciona, ou o consertamos de graça” (“It Works or we fix it free”). Ou seja, se um isqueiro ZIPPO quebrar, não interessa o quão velho ele seja, ou quantos donos já teve, a empresa irá substituí-lo ou repará-lo gratuitamente. A única parte do ZIPPO que não é coberta pela garantia é o acabamento na parte externa da capa metálica. A primeira patente para os isqueiros seria registrada no dia 3 de março do ano seguinte sob o número 2032695. O primeiro logotipo corporativo em um ZIPPO foi colocado em 500 isqueiros no ano de 1936 para a refinaria Kendall. Era o início do isqueiro como mídia. A invenção de Blaisdell tornou-se extremamente importante durante a Segunda Guerra Mundial, onde se transformou em equipamento básico das forças americanas, que levaram milhares de isqueiros para o campo de batalha.
Os isqueiros tiveram grande importância no conflito em virtude de sua durabilidade e pela grande facilidade de acendê-lo durante as batalhas, já que as chamas resistiam ao vento. Os isqueiros foram usados para acender cigarros, esquentar sopas nos capacetes ou simplesmente abrir caminho no meio da escuridão. Foi na Segunda Guerra Mundial que nasceu a superstição de que não se deve jamais acender três cigarros com a mesma chama. Isto porque a triangulação do movimento permitia que o inimigo localizasse, com precisão, o último que havia acendido o cigarro. Foi quando a ZIPPO desenvolveu um modelo de metal escovado para evitar o reflexo e proteger os soldados. Depois da Segunda Guerra Mundial, os isqueiros da marca se firmaram como uma mídia popular para propagandas de pequenas e grandes empresas durante a década de 60. Muitas das primeiras propagandas foram pintadas a mão. Mas a verdadeira explosão da marca ocorreu com a associação do produto ao cigarro que começou no cinema. Nos anos 50, galãs como James Dean e Humphrey Bogart faziam charme e pose de mal com um ZIPPO nas mãos. Ao longo de sua história os isqueiros ZIPPO já apareceram em mais de 1.500 filmes, peças e shows de TV, dentre eles Pulp Fiction, Charlie’s Angels e Uma Noite no Museu. Você encontrará um ZIPPO até em Resident Evil. Isto talvez explique porque de cada 100 pessoas 98 conheçam a marca. Os isqueiros ZIPPO voltarem à cena na Guerra do Vietnã, quando sua popularidade novamente cresceu no mundo inteiro.
A empresa celebrou a produção do isqueiro número 400.000.000 exatamente no dia 3 de setembro de 2003. Para comemorar seus 75 anos de história em 2007, a ZIPPO criou um hotsite, que consistia em uma série de histórias vivenciadas por consumidores da marca e seus isqueiros. Convidados pela marca para compartilharem suas aventuras, as histórias contadas eram divididas em cinco categorias: Americana – histórias na terra do Tio Sam, de costa a costa; Military – histórias do isqueiro favorito dos militares; On The Road – histórias relacionadas a viagens; Believe It or Not – histórias onde os usuários decidem se realmente aconteceram ou não; e The Zippo Moment – um brinde aos consumidores que acenderam seus isqueiros pelo bom e velho “rock and roll”. A ação fez parte da campanha “Todo Zippo conta uma história” (“Every Zippo Lighter Tells a History”).
A partir de 2010 a marca iniciou o aumento de seu portfólio com o lançamento de linhas de relógios e canetas. Em 2011, com uma significante queda nas vendas nos últimos dez anos, combinada com a pressão por porte dos governos em relação ao tabagismo, a ZIPPO resolveu adotar uma estratégia mais ampla de extensão de marca e assim reverter essa situação. Com isso, a marca que se tornou um símbolo do estilo americano por seus famosos isqueiros, lançou uma nova linha de produtos: ZIPPO FRAGRANCES, que explora em seus perfumes o conceito e a criatividade da marca, reconhecida por desenvolver produtos de design, que vão além de sua real finalidade, para se tornar um acessório de estilo, uma peça de coleção. Para este lançamento o marketing não foi deixado de lado: o frasco de 30 mililitros é envolto pela caixa metálica igual à do isqueiro, disponível em quatro cores (prata, rosa, azul e verde). Além disso, a abertura do perfume também possui o mesmo mecanismo e o famoso “click” do isqueiro, assim como o sistema de refil. Exatamente no dia 5 de junho de 2012, a empresa fabricou seu isqueiro de número 500 milhões. A embalagem de bronze do isqueiro, pintada de amarelo, foi carimbada com a hora em que foi produzido: 10:51 da manhã. Os executivos da empresa manipularam o ritmo da produção para garantirem que este marco histórico coincidisse justamente com o aniversário de Blaisdell, falecido em 1978.
 
Os Colecionadores
 
O clube de colecionadores de isqueiros da marca ZIPPO, conhecido como ZIPPO CLICK, só passou a ser oficialmente reconhecido e patrocinado pela empresa em 2002. O nome do clube derivou do som que o isqueiro produz ao ser aberto. O clube possui aproximadamente 15 mil membros registrados em mais de 60 países. Atualmente existem 15 clubes de colecionadores ao redor do mundo: cinco nos Estados Unidos, dois na Inglaterra e um na Áustria, Canadá, Dinamarca, Itália, Japão, África do Sul, Suíça e Holanda. Para ter uma ideia da importância destes ávidos fãs para a marca, aproximadamente 21% das pessoas que possuem isqueiros ZIPPO são colecionadores. Hoje em dia, calcula-se que existam aproximadamente 5 milhões de colecionadores de ZIPPO espalhados pelo mundo.
 
O Museu

A marca possui um museu (ZIPPO/CASE VISITORS CENTER) localizado em sua sede mundial na cidade de Bradford. Inaugurado no dia 6 de junho de 1994, em comemoração aos 50 anos da marca, é possível, através de uma visita guiada, conhecer o universo da marca ZIPPO. O visitante terá acesso a mais de 200 isqueiros e canivetes, muitos deles históricos, vídeos antigos e atuais que contam a história da marca e da empresa, comerciais históricos, a “oficina” onde são reparados os isqueiros, a linha de produção e uma enorme loja repleta de produtos da marca. O primeiro ZIPPO produzido está exposto no museu com uma carta escrita à mão pelo próprio George G. Blaisdell. As sinalizações e faróis da avenida que dão acesso ao museu são decorados com as formas e chamas do tradicional isqueiro. A fachada central do museu é um enorme isqueiro ZIPPO.
 
O Marketing
 
O primeiro anúncio publicitário da marca surgiu em dezembro de 1937, publicado na irreverente revista masculina Esquire. Com ele, também surgiu um ícone da marca ZIPPO: The Windy Varga Girl (uma mulher acendendo seu cigarro ao vento com um isqueiro ZIPPO). A imagem da “garota Zippo”, criada pelo famoso ilustrador Enoch Bolles, apareceu em inúmeros anúncios da marca nas décadas de 30 e 40, além de ser estampada no próprio isqueiro entre 1938 e 1941. A imagem foi reintroduzida em 1982, em comemoração ao aniversário de 50 anos da marca.
Outra ação marcante da ZIPPO aconteceu na década de 1940. Nesta época, a enorme popularidade dos isqueiros incentivou George Blaisdell a estilizar, em 1947, um Chrysler Saratoga transformando-o no ZippoMobile. O sucesso do veículo foi tão grande, que em uma turnê promocional ele visitou todos os países da União Europeia. Comercialmente falando este negócio foi fabuloso, porém seu gerenciamento preocupante – fato que ocasionou a quebra do veículo, caindo no esquecimento, sendo abandonado e perdido. Em 1982 a empresa lançou uma campanha para encontrar o “ZippoMobile” para comemorar o 50 º aniversário da marca. A campanha para tentar rastrear o veículo perdido foi tão longe que souberam de notícias do carro em Pittsburgh (sua última localização). Mas a busca foi em vão. O carro original não pôde ser encontrado e restaurado como previsto, e em 1998 a empresa criou o ZippoMobile II, uma réplica fiel do veículo original, que pode ser encontrada em eventos de carros antigos nos dias de hoje. O novo automóvel é revestido com ouro de 24 quilates. O motor é um Chevrolet V8 de 250 HP. As chamas do isqueiro têm cinco metros de altura e removível, já as rodas têm 17 centímetros de diâmetro. O novo veículo apareceu pela primeira vez na International Swap Zippo/Case Meet.
 
A Marca no Mundo 
 
Ao longo de sua história a marca ZIPPO modificou bastante seu logotipo. Em 1957 a frase “Windproof Lighter” foi retirada do logotipo e somente em 1977 a tradicional chama vermelha foi introduzida acima da letra “i”, em substituição ao pingo.
A gama de acessórios, isqueiros e mais recentemente perfumes com a marca ZIPPO é vendida em mais de 120 países ao redor do mundo. A empresa já produziu mais de 500 milhões de isqueiros desde sua fundação, vendendo 12 milhões de unidades por ano. Um ZIPPO pode custar de US$ 13 a mais de US$ 3.000 dependendo da raridade e dos materiais utilizados em sua fabricação. Em 2007 um isqueiro de 1933 foi vendido por US$ 37 mil.
 

Um comentário:

  1. TENHO UM ZIPPO PARA VENDA,NAO SEI PRESIZAR SE E DE 1933 OU 1936.EM PERFEITO ESTADO. A PATENTE E 2032695.

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