Domenico
Dolce, nascido em Palermo na Sicília, e Stefano Gabbana, natural de
Venezia, se conheceram ainda como estudantes de moda, no início dos
anos 80, em Milão. Um deles, filho de alfaiate, e o outro, filho de
um operário industrial, juntos tiveram uma clara visão de como
queriam vestir uma mulher. Abriram um pequeno ateliê em 1982 em
Milão, onde trabalhavam em regime de freelancer para grandes casas
da moda daquela capital, e, usando estampas de leopardo e zebra,
começaram a definir o estilo inconfundível de sua futura marca:
nascia uma nova geração de estilistas italianos. Ternos de
alfaiataria colados ao corpo e corpetes confeccionados com tecidos
nobres e cores vibrantes trouxeram nova vitalidade à sensualidade,
feminilidade e poder. O processo de criação dessa dupla era
semelhante à criação do figurino de um filme. Idealizavam a
história, o ambiente, a época e vestiam seus personagens
imaginários. Sem falar na maior e mais constante fonte de
inspiração: a Sicília, localizada no Mediterrâneo Sul, com
tradições e paixões que são, até os dias de hoje, a marca
registrada de cada coleção DOLCE & GABBANA. A mulher do sul da
Itália, austera, poderosa, devastadoramente sexy e com fortes traços
católicos é parte fundamental do imaginário da dupla, assim como
os chefões da máfia italiana dos anos 30 e os camponeses
proletários de camiseta regata, suspensórios e sandálias de couro.
A dupla ousou, em 1991,
ao vestir as super modelos da época, como Linda Evangelista, Naomi
Campbell e Christy Turlington, com peças da coleção masculina.
Esta década também foi marcada pelo surgimento de uma dos maiores
símbolos da D&G: as estampas de onça. Ainda nesta década teve
início uma forte associação da marca com as grandes estrelas da
música pop, através da criação dos figurinos originais para
alguns dos mais bem-sucedidos shows de todos os tempos: Madonna –
Girlie Show (1993) e Music (2000); Whitney Houston – My Love is
Your Love (1999); Mary J Blige – Mary Tour (2000) e No More Drama
(2002); e Alicia Keys – Tour Verão 2002.
O negócio, que começou
com uma linha de roupas femininas, cresceu consideravelmente ao longo
dos anos, e passou a englobar calçados, bolsas e acessórios. A
diversificação não se restringiu apenas em sua linha de produto,
como por exemplo, quando no mês de outubro de 2006, a marca
inaugurou o DOLCE & GABBANA GOLD em Milão. O luxuoso espaço de
com uma área de 1.500 metros quadrados abriga quatro diferentes
ambientes: café, bar, bistrô e restaurante. Decorado com inúmeros
detalhes de ouro cuidadosamente escolhidos pelos donos da marca mais
jovial e sensual da Itália, o espaço agrada a todos os gostos com o
agito das noites em Milão e os pratos mais requintados da
tradicional gastronomia italiana. Além disso, nesse mesmo ano a
marca abriu sua primeira loja em Xangai na China, com direito a um
exclusivo e luxuoso bar especializado no mais tradicional Martini
italiano.
DOLCE & GABBANA foi
a primeira a aplicar os cristais Swarovski nos relógios (mais
precisamente no modelo “Jaclyn”) para criar o efeito fantástico
de “diamantes brilhantes”, o que revolucionou o mercado dos
relógios fashion. Atualmente, são coleções femininas e
masculinas, a vertente jovem D&G, a infantil D&G Junior,
jeans, vestidos de noiva, óculos, lingerie, acessórios e perfumes,
comercializados através das mais sofisticadas lojas de departamento
e exclusivas lojas próprias espalhadas pelas principais capitais do
mundo, como Milão, Madrid, Xangai, Paris, Londres, Los Angeles, Nova
York e Tóquio.
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