Tudo
começou em 1927 quando o tenista francês Jean René Lacoste foi o
principal responsável pela primeira vitória de seu país na Taça
Davis e colecionou títulos nos famosos torneios de Roland Garros,
Wimbledon e Forrest Hills. Durante estas competições ele foi
apelidado de
“Le Crocodile”
pela agência de notícias Associated Press, após o tenista ter
feito uma aposta com o capitão da equipe de tênis da França para
Copa Davis. O técnico prometeu oferecer-lhe uma mala de crocodilo
caso ele ganhasse um jogo importante para a sua equipe (ao lado de
Jean Borotra, Henri Cochet e Jacques Brugnon, ele formava os famosos
Mosqueteiros,
que defenderam a França por seis torneios seguidos). O fim do
campeonato trouxe duas vitórias para o tenista: arrebatou a taça
dos americanos, vencendo o lendário Bill Tilden, e provou que sua
trajetória de sucesso iria muito além das quadras. O público
americano rapidamente adotou este apelido que representava a
tenacidade e a agressividade que René demonstrou nas quadras de
tênis: se movendo freneticamente em ziguezague e perseguindo sua
presa sem cansar.
O
amigo Robert George desenhou então para René um crocodilo que foi
bordado na camisa que ele usava nas quadras de jogo. A camisa, em
algodão com malha arejada e confortável, que absorvia perfeitamente
a transpiração em climas mais quentes, tinha mangas curtas com gola
e pequenos botões que iam do pescoço ao peito, e, era usada
juntamente com um blazer azul-marinho, também desenhado por ele e
com o símbolo do crocodilo. O uniforme inusitado apareceu pela
primeira vez no Torneio Aberto dos Estados Unidos. Uma das
espectadoras mais assíduas destes encontros esportivos da Copa Davis
era a vencedora do aberto de Golfe da Grã-Bretanha, Simone Thion de
la Chaume, que se tornaria esposa de René. Pouco anos depois, aos 25
anos, ele abandonou as quadras por causa de uma tuberculose e
dedicou-se totalmente a uma idéia genial: fazer confortáveis
camisas de malha para a prática do tênis e carimbá-las com o
bichano que um dia deu a ele muita sorte.
Em
1933, juntamente com André Gillier, proprietário de uma das maiores
fábricas francesas de roupas, ele fundou a La Chemise Lacoste para
produzir e comercializar a camisa pólo bordada com o logotipo que
tinha criado para seu uso pessoal nas quadras de tênis, bem como
certo número de outros modelos de camisas concebidas para a prática
do tênis, golfe e esportes marítimos, como por exemplo, o iatismo.
Foi a primeira vez que uma marca estampou sua etiqueta do lado de
fora da roupa, tornando o logotipo visível. Uma idéia que prosperou
desde então. Essa primeira camisa foi batizada de LACOSTE L.12.12 (L
representa LACOSTE, 1 é uma referência ao tecido original de
algodão petit piquê, 2 significa a manga curta e o segundo 12 se
relaciona com o número de protótipos que tiveram que ser produzidos
até René ficar satisfeito com o resultado, dando uma perspectiva
única sobre o sentido de perfeccionismo e abordagem de transmissão
do desenho do campeão). A camisa era confeccionada em um tecido leve
e fresco, que proporcionava mais conforto e resistência. A primeira
camisa LACOSTE era branca, ligeiramente mais curta que as atuais, de
mangas curtas, com colarinho de bordos cortados, confeccionada em um
tecido emblemático, jérsei de piquê miúdo, e um crocodilo verde
bordado na altura do coração.
A
camisa LACOSTE constituiu imediatamente uma revolução junto aos
jogadores de tênis da época, os quais vestiam durante os jogos,
nessa altura, incômodas camisas de estilo clássico, em tecido
tramado com duas teias, de mangas compridas. Imediatamente, virou um
uniforme nas quadras francesas, e René, o garoto-propaganda
perfeito. Rapidamente as camisetas pólo LACOSTE desbancaram as
tradicionais camisas de colarinho duro, vendendo aproximadamente 300
mil unidades em 1939. O que havia de tão revolucionário na camisa?
A qualidade da malha – leve, flexível, ventilada – e o desenho
inovador. O algodão, proveniente do Egito, dos Estados Unidos e do
Peru, o processo de elaboração do fio e a exigência de qualidade
da fibra mostravam um pouco da importância do produto. Nesta época
a empresa investiu no progresso e crescimento das vendas junto ao
consumidor. Durante um bom tempo, ele só produziu camisas brancas,
com um catálogo direcionado exclusivamente para tênis, golfe e
iatismo. Com o início da Segunda Guerra Mundial, a empresa
interrompeu a produção, retomando suas vendas ao mercado somente em
1946.
As
exportações começaram em 1951 para a Itália, assim como a
comercialização das versões coloridas das tradicionais camisas
pólos. Celebridades adotaram a nova moda. Audrey Hepburn eternizou a
dobradinha com calça capri. Jackie Kennedy usava dentro e fora das
quadras. No ano seguinte a marca ingressou no enorme mercado
americano com o início da exportação de seus produtos para o país.
René revolucionou o mercado do tênis ao inventar em 1963 as
raquetes feitas de aço tubular, muito superior às produzidas em
madeira, extremamente pesadas. As raquetes eram distribuídas pela
marca esportiva Wilson nos Estados Unidos. Este modelo de raquete
ganhou 46 títulos em torneios do Grand Slam entre 1966 e 1978 e foi
utilizada por tenistas famosos como Jimmy Connors e Billie Jean King.
Foi também, em 1963, que seu filho mais velho, Bernard, assumiu o
comando da empresa.
A
partir dos anos 70, o crocodilo da LACOSTE estendeu-se a inúmeras
peças, tanto no vestuário feminino (especialmente os tradicionais
vestidos) como no masculino, além de acessórios, calçados e até
perfumes. Somente em 1978 os produtos da marca começaram a ser
distribuídos no Brasil. No ano de 1981 a empresa inaugurou a
primeira Boutique LACOSTE do mundo, localizada na badalada Avenida
Victor Hugo em Paris. Mas foi também nesta década que a marca
francesa começou a perder participação de mercado: os clientes
fiéis, principalmente pessoas ligadas aos esportes, estavam
envelhecendo e a nova geração não encontrava atrativos nos modelos
básicos oferecidos pela marca. Nas quadras, o crocodilo perdeu
terreno para outras grifes que patrocinavam maciçamente atletas de
grande destaque.
Na
década de 90, a empresa iniciou uma expansão e modernização da
sua rede de lojas, inaugurando em 1994 a primeira unidade na China;
no ano seguinte as primeiras lojas nos Estados Unidos, localizadas
nas badaladas Palm Beach e Bal Harbour, no estado da Flórida; além
de lojas em Moscou e Nova York. Mas, foi também a partir desta
década que a popularidade da marca LACOSTE entrou definitivamente em
queda, até que o estilista francês Christophe Lemaire assumiu a
direção criativa da marca em 2000. Rapidamente ele implantou uma
nova filosofia e modernizou a imagem da marca, sem deixar de manter o
estilo criado por René Lacoste. Isto incluiu a inauguração de mais
lojas em cidades como Düsseldorf, Tóquio, Orlando, Istambul e
Dallas, no ano de 2002; e no ano seguinte com a introdução de um
novo e refinado conceito de decoração e design para suas boutiques.
Foi
nesta época que a LACOSTE resolveu modernizar sua tradicional e
clássica linha de produtos, surgindo assim outros itens: novas
coleção para crianças e mulheres, calçados, novos e deliciosos
perfumes, óculos, roupa íntima masculina, malas, sacolas, bolsas,
mini vestidos e até uma coleção de cama, mesa e banho. Outra
atitude importante foi a contratação de atletas renomados para
serem embaixadores da marca pelo mundo como o tenista Andy Roddick, a
golfista mexicana Lorena Ochoa e o golfista espanhol Jose-Maria
Olazabal, além de patrocinar torneios importantes como o Aberto da
Austrália (tênis) e várias etapas do circuito de golfe
profissional. A marca chegou a ganhar as prateleiras da sofisticada
boutique Colette, templo da moda dos modernos parisienses, com uma
camisa pólo preta com jacaré prateado, em edição limitada. No mês
de setembro de 2010, o português Felipe Oliveira Baptista assumiu o
cargo de diretor criativo da marca substituindo Christophe Lemaire
que foi para a sofisticada Hermès. Mas nessa época, a marca LACOSTE
já estava totalmente modernizada e atenta às principais tendências
da moda. Recentemente a marca francesa contratou o tenista Gustavo
Kuerten como embaixador global. Foi desta maneira que o “Crocodilo”
da LACOSTE tornou-se famoso no mundo inteiro.
Lacoste L!ve
Como
parte da estratégia de rejuvenescimento da marca, a empresa lançou
no mercado em 2010 a LACOSTE
L!VE,
uma marca (ou linha, como muitos queiram) que aposta no conceito
jovem e urbano e mistura o estilo original da LACOSTE com a arte de
rua das grandes cidades mundiais. Essa linha oferece coleções
masculina e feminina com acessórios, calçados, calças, casacos e
jaquetas, com modelagens mais ajustadas, para um público alvo entre
15 e 25 anos. A LACOSTE L!VE foi criada para brincar com os clássicos
e reinventar o futuro. E para reforçar sua identidade e criar uma
imagem própria e exclusiva perante o público, a LACOSTE L!VE
decidiu investir em uma estratégia diferenciada para suas lojas e
apostou no marketing sensorial para conquistar os jovens
consumidores, transmitindo sua identidade, conceito, valores e
atributos por meio de impulsos que mexem com os sentidos do ser
humano e torna mais agradável a experiência da compra.
Essas
lojas também investiram em uma com uma atmosfera descontraída e
decoração diferenciada, substituindo os tradicionais manequins por
painéis magnéticos; araras giratórias para melhor exposição dos
produtos; adesivos coloridos no piso que rementem a uma quadra;
equipamentos eletrônicos de última geração; e até mesas de
pebolim para que seus clientes se divirtam. A primeira boutique
LACOSTE L!VE foi inaugurada em setembro de 2010, no descolado bairro
do Soho, em Nova York. Já com mais de 40 lojas espalhadas pelo
mundo, em 2012 a marca inaugurou a 1ª unidade no Brasil da LACOSTE
L!VE, localizada no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.
A
Marca
Na
onda de inovações que a marca viveu na última década, até o
famoso crocodilo passou por uma plástica. Em 2002, Clément Derock,
diretor de criação da agência Seenk, suavizou o traço caricato do
desenho: alongou a boca e emagreceu a silhueta. Quase 70 anos depois
de virar estrela, o pequeno réptil se adequou às mudanças dos
tempos.
A
marca está presente em 114 países ao redor do mundo, contando com
aproximadamente 1.200 lojas próprias e tendo seus produtos vendidos
em mais de 2.500 pontos de vendas que incluem lojas licenciadas,
lojas de departamentos e grandes magazines. 41% de suas lojas estão
localizadas na Europa e outros 26% nas Américas. Em 2011 a marca
francesa bateu recorde de faturamento (€1.6 bilhões), tendo em
roupas (60%) e calçados (17%) seus itens mais vendidos.
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