TThomas “Tommy” Jacob Hilfiger, um
jovem americano descendente de irlandeses, começou sua carreira no
mundo da moda em 1969, aos 18 anos, quando ainda era um estudante,
com apenas US$ 150 no bolso e 20 calças jeans tipo boca-de-sino no
banco traseiro de seu Fusca. O jovem viajava a Nova Iorque para
comprar jeans, customizava as peças e revendia aos amigos. Oito anos
mais tarde, já comandava uma rede de dez lojas de roupas e
acessórios no estado de Nova York, a People’s Place (algo como “um
lugar para as pessoas”. Nã demorou muito para começar a
desenhar roupas que seus clientes não achavam em outras lojas. A
loja se tornou um ponto de encontro de jovens da cidade, e oferecia
mais que calças boca-de-sino e camisetas tie-dye (do inglês,
“amarrar” e “tingir”, expressão que denomina a técnica de
tingimento tão associada à estética dos anos 70), concursos e
apresentações de DJs eram constantes.
Na transição de
empresário para estilista de moda, em 1979, Tommy se mudou para a
cidade de Nova Iorque para se promover e desenvolver coleções
próprias. Já na “Big Apple”, o estilista trabalhou para a
Jordache durante alguns anos, até fundar a Tommy Hilfiger
Corporation, com apoio do empresário indiano Mohan Murjani e outros
parceiros, e lançar a marca que leva seu nome, em 1985, com a
apresentação de sua primeira coleção de roupas masculinas. O
talento do estilista para a publicidade foi decisivo para o sucesso
da marca. A primeira campanha custou US$ 3 milhões e rapidamente
atraiu o interesse do público e da mídia ao proclamar em um enorme
outdoor em plena Times Square, coração de Manhattan, a si próprio
como “um dos quatro grandes nomes da moda masculina americana”,
ao lado de Calvin Klein, Perry Ellis e Ralph Lauren. Em 1986 as duas
primeiras lojas da marca foram inauguradas em Nova York na Avenida
Columbus e Los Angeles na Rodeo Drive (Beverly Hills). Em 1989 a
marca expandiu a distribuição de seus produtos para o Canadá e
Panamá.
Depois de expandir sua
equipe de distribuição e linha de produtos, o estilista e seus
sócios, Silas Chou, Lawrence Stroll e Joel Horowitz, que compraram a
TOMMY HILFIGER em 1989, abriram o capital da empresa em 1992, que
nesta época já atingia vendas superiores a US$ 100 milhões. Com o
dinheiro conseguido na Bolsa de Valores a empresa começou a
diversificar sua linha de produtos e ingressar em novos mercados,
como por exemplo, o japonês. Nos anos seguintes, meias, cintos,
camisetas, casacos, passaram a fazer parte de sua linha de produtos,
que não parava de crescer. Até a metade da década de 90, o perfil
de consumidor da TOMMY HILFIGER era semelhante, na época, ao de
marcas como Calvin Klein: homens brancos, de classe média e meia
idade. Foi quando o estilista percebeu que a imagem de sucesso e
elegância de suas roupas, muitas vezes associada à prática de
esportes da alta sociedade como iatismo e golfe gerava um grande
desejo de consumo em jovens americanos de classes menos favorecidas
economicamente. Foi o momento então de reformular a imagem da TOMMY
HILFIGER para atender esse público. Essa mudança foi acelerada
quando o polêmico cantor de rap Snoop Dogg (na época, conhecido
como Snoop Doggy Dog) apareceu vestindo uma camisa TOMMY HILFIGER no
Saturday Night Live, popular programa de humor da televisão
americana, em 1994. Jovens negros aderiram à moda e as vendas da
marca dispararam praticamente da noite para o dia. O fenômeno surtiu
efeito até mesmo nas criações do estilista, que percebeu esse
nicho e logo passou a desenhar roupas mais largas e casuais para
suprir a demanda de consumidores ávidos pelo estilo streetwear
(expressão que define a moda nascida nas ruas).
Nesta época a marca
começou a inaugurar mais lojas próprias e suas primeiras unidades
no conceito de outlet (lojas de desconto). A glória veio em 1995
quando Tommy Hilfiger foi eleito estilista do ano pelo Council of
Fashion Designers of America. Nos anos seguintes a marca ingressou na
Venezuela, México, Chile, e em muitos países da Europa, além de
lançar suas primeiras coleções femininas, que fizeram tanto
sucesso quanto a masculina. Nesta altura, a TOMMY HILFIGER, já era
uma marca global. E não parava de vender. A marca desembarcou no
Brasil somente em 1998, e pouco depois, em 2002, inaugurou uma loja
na cidade alemã de Düsseldorf. Nos últimos anos a TOMMY HILFIGER
continuou lançando novos produtos e ampliando suas linhas com
introdução de outras marcas como H Hilfiger (também conhecida como
H by Tommy Hilfiger) e a Hilfiger Denim. Em 2009, Tommy Hilfiger
voltou às suas raízes para o lançamento da sua maior loja no
mundo, com impressionantes quatro andares, na cidade de Nova York, em
plena Quinta Avenida. Além disso, outras unidades são inauguradas
no Egito, Bélgica, França, Alemanha e Grécia.
No início do mês de
março de 2010, o conglomerado de vestuário Phillips-Van Heusen
Corporation, proprietário de marcas como Calvin Klein, BCBG Max
Azria, Sean John e Timberland, comprou a marca TOMMY HILFIGER em um
acordo de aproximadamente US$ 3 bilhões. Ainda este ano, uma das
ações comemorativas dos 25 anos da marca foi o lançamento de um
novo perfume, o Loud, com versões para homens e mulheres. Seu nome –
do inglês, “alto” ou “barulhento” – tem tudo a ver com uma
de suas principais fontes de inspiração, a música. Afinal, ao
longo desses anos a marca já vestiu artistas de todos os estilos,
como Lenny Kravitz, David Bowie, Britney Spears, Mark Ronson, Gwen
Stefani, Usher e Destiny’s Child.
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