A JOHNNIE WALKER tem uma história de
determinação que se estende por três gerações de uma família.
Cada geração compartilhou da mesma paixão pela fabricação e
destilação do uísque. John, mais conhecido como Johnnie, era filho
do fazendeiro, Alexander Walker, que morreu em 1819, e o rapaz, então
com 14 anos, considerado muito novo para continuar tocando a fazenda
da família. Com a venda da fazenda, que rendeu exatamente £537.15,
John abriu uma pequena mercearia em 1820 na cidade de Kilmarnock,
localizada no oeste da Escócia, no condado de Ayrshire, investindo
£417 no novo negócio. O pequeno estabelecimento comercializava
chás, vinhos, bebidas e comidas secas, começando a desenvolver uma
clientela de alta reputação. Enquanto isso, o mercado de uísque
estava mudando no mundo inteiro. As destilarias, muitas delas
ilícitas, começaram a se profissionalizar e ele enxergou uma grande
oportunidade de ingressar nesse ramo de atividade, começando a
destilar seu próprio uísque já em 1825, como uma maneira de
oferecer a seus clientes um produto único e consistente.
Utilizando
toda sua habilidade, iniciou a produção, vendendo o produto para
seus clientes, que logo começaram a exigir um nome para o tal
uísque. Foi neste momento que o uísque ganhou o nome de JOHNNIE
WALKER. Em 1857, o filho de John, Alexander, assumiu os negócios da
família com a morte de seu pai, e continuou desenvolvendo e
expandindo a empresa. Pouco depois, em 1860, foi criada a tradicional
garrafa quadrada da marca. Em um segmento que utilizava
principalmente garrafas redondas, rapidamente o uísque se tornou
mundialmente reconhecido: um design emblemático para um uísque
emblemático. Nesta época seus uísques eram enviados de navio para
várias partes do mundo, e através de um acordo de comissões os
capitães se tornaram embaixadores da marca. Em 1865 surgiu o
percussor do atual BLACK LABEL, chamado Walker
Old Highland Whisky,
mediante a combinação de aproximadamente 40 dos melhores maltes e
uísques de grãos escoceses, envelhecidos por, no mínimo, 12 anos.
Pouco depois, em 1867, foi criado o
tradicional rótulo inclinado, colocado na garrafa a um ângulo de
precisamente 24º, muito parecido com o atual utilizado pelo uísque
BLACK LABEL. Finalmente em 1876, ele conseguiu registrar como marca,
o modelo da tradicional garrafa quadrada e as cores, preto e ouro,
das escritas de seu rótulo. No ano seguinte foi a vez de registrar o
tradicional rótulo inclinado. Em 1879 a destilaria ganhou sua
primeira medalha por seus uísques, em uma competição internacional
realizada em Sydney. Logo seus uísques ganhariam medalhas em
Melbourne, Adelaide e Paris. Em 1880, a empresa abriu escritório na
cidade Londres, por onde exportava seus produtos para o resto do
mundo. Nesta época, onde poucas marcas eram distribuídas tão
amplamente, a John Walker & Sons já havia estabelecido negócios
em Sidney e Paris, além de agentes de distribuição na África do
Sul, Estados Unidos e Índia.
Quando
Alexander morreu em 1889, deixou o negócio para seus dois filhos,
George e Alexander. Alexander ficou responsável pela produção dos
uísques e George viajava o mundo estabelecendo uma rede de
distribuição. Em 1893 eles compraram a tradicional destilaria
Cardhu, garantindo assim o suprimento de maltes excepcionais e
mantendo-os longe de seus principais concorrentes. Em 1906 os irmãos
Walker já possuíam três uísques no mercado, cada um deles
identificado por distintos rótulos coloridos: Old
Highland Whisky
(envelhecido 5 anos e identificado pelo rótulo branco), Special
Old Highland
(envelhecido 8 anos e identificado pelo rótulo vermelho) e o Extra
Special Old Highland
(envelhecido 12 anos e identificado pelo rótulo preto).
Pouco
depois, em 1909, os irmãos deram novos nomes a seus uísques em
reconhecimento ao hábito de seus clientes de identificá-los pelos
rótulos coloridos: era o surgimento oficial do JOHNNIE
WALKER RED LABEL
e do JOHNNIE
WALKER BLACK LABEL.
E o resultado destes lançamentos não poderia ser melhor: RED LABEL
tornou-se preferência mundial, uma distinção que mantém até
hoje. Desenvolvido para um mercado de exportação que busca drinques
longos e refrescantes, é a marca que construiu o império Walker e
definiu o negócio de uísques. Em 1920, já era possível encontrar
os uísques JOHHNIE WALKER em 120 países ao redor do mundo. Nesta
década, a tradicional garrafa quadrada se tornou padrão para todos
os uísques da destilaria. Em 1934, a destilaria recebeu a primeira
Concessão Real, um sinal de excelência, qualidade e reconhecimento.
Até hoje a JOHNNIE WALKER é fornecedora da Casa Real Britânica.
Nas
décadas seguintes, investiu no setor de distribuição para
popularizar ainda mais a marca e seus uísques pelo mundo; e, em
1970, ao comemorar 150 anos de história, criou um exclusivo estojo
de presente que continha um raro blend e um sofisticado decantador de
cristal, vendido ao preço de US$ 2.000. Em 1986 a JOHNNIE WALKER foi
adquirida pela tradicional cervejaria irlandesa Guinness, que em 1997
se fundiria com a Grand Metropolitan para formar a britânica Diageo.
No final desta década, para celebrar sua estreita relação com o
golfe, foi criado o torneio JOHNNIE WALKER CLASSIC, que teve como
primeiro vencedor Nick Faldo. Em 2005, foi criado o programa Keep
Walking Club
com o objetivo de estabelecer um processo de relacionamento com os
consumidores, aumentando a lealdade com a marca e sua frequência de
consumo. O resto da história é o sucesso de uma marca que se
espalhou pelo mundo, valendo-se da experiência de quase dois séculos
de visão e progresso para criar uísques da mais alta qualidade
consumidos nos ambientes mais sofisticados e descolados do planeta.
A embalagem dos uísques JOHNNIE
WALKER é um dos componentes mais importantes da marca. Porém um
produto com mais de 150 anos não poderia mantê-la sem modificações
por tanto tempo, e para solucionar esse problema marca está sempre
lançando embalagens promocionais, além dos modelos tradicionais. Em
meados de 2009, como parte de uma reestruturação, a empresa
proprietária da marca JOHNNIE WALKER, a britânica Diageo, anunciou
que até o final de 2012 pretende cessar a produção de uísques na
histórica destilaria de Kilmarnock, maior empregadora da pequena
cidade escocesa. Em um primeiro momento a produção seria
transferida para as destilarias de Leven, Fife e Shieldhall.
O
andarilho
O
famoso ícone da marca JOHNNIE WALKER, chamado de Striding
Man,
ou andarilho,
foi criado em 1908, na mesa de um restaurante. George e Alexander II,
netos de John Walker, saíram para almoçar com um talentoso
cartunista chamado Tom Browne, pedindo a ele que criasse um símbolo
para representar a marca. No verso do cardápio do restaurante o
cartunista esboçou o Striding Man, que acabou sendo utilizado em
anúncios natalinos já naquele mesmo ano. A tradicional figura, com
chapéu de pele de castor, túnica vermelha, calça branca botas de
montaria, e monóculo inquisitor, representava com elegância o
progresso, pioneirismo e a saga da família Walker.
O
símbolo foi redesenhado através dos anos por uma sucessão de
grandes artistas plásticos, entre os quais, Basil Partridge, Leo
Cheney, Clive Upton e Michael Peters. Sua roupa foi alterada
ocasionalmente, mas nunca perdeu o conceito de “continuar andando”,
se tornando um dos símbolos publicitários mais reconhecidos no
mundo e um verdadeiro ícone da indústria de bebidas alcoólicas. O
ícone da marca ganhou sua última reformulação visual acentuada no
ano de 2005, quando JOHNNIE WALKER apresentou suas novas garrafas e
rótulos. A principal diferença entre o desenho original e o atual
foi a alteração no sentido da caminhada. Para reforçar a idéia de
“Keep
walking”
e progresso, a direção foi invertida, acompanhando o sentido de
leitura ocidental: da esquerda para a direita. Além desse elemento
gráfico dominante, a garrafa quadrada e o rótulo inclinado sempre
deram caráter próprio às embalagens de JOHNNIE WALKER.
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