sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Johnnie Walker

A JOHNNIE WALKER tem uma história de determinação que se estende por três gerações de uma família. Cada geração compartilhou da mesma paixão pela fabricação e destilação do uísque. John, mais conhecido como Johnnie, era filho do fazendeiro, Alexander Walker, que morreu em 1819, e o rapaz, então com 14 anos, considerado muito novo para continuar tocando a fazenda da família. Com a venda da fazenda, que rendeu exatamente £537.15, John abriu uma pequena mercearia em 1820 na cidade de Kilmarnock, localizada no oeste da Escócia, no condado de Ayrshire, investindo £417 no novo negócio. O pequeno estabelecimento comercializava chás, vinhos, bebidas e comidas secas, começando a desenvolver uma clientela de alta reputação. Enquanto isso, o mercado de uísque estava mudando no mundo inteiro. As destilarias, muitas delas ilícitas, começaram a se profissionalizar e ele enxergou uma grande oportunidade de ingressar nesse ramo de atividade, começando a destilar seu próprio uísque já em 1825, como uma maneira de oferecer a seus clientes um produto único e consistente.
Utilizando toda sua habilidade, iniciou a produção, vendendo o produto para seus clientes, que logo começaram a exigir um nome para o tal uísque. Foi neste momento que o uísque ganhou o nome de JOHNNIE WALKER. Em 1857, o filho de John, Alexander, assumiu os negócios da família com a morte de seu pai, e continuou desenvolvendo e expandindo a empresa. Pouco depois, em 1860, foi criada a tradicional garrafa quadrada da marca. Em um segmento que utilizava principalmente garrafas redondas, rapidamente o uísque se tornou mundialmente reconhecido: um design emblemático para um uísque emblemático. Nesta época seus uísques eram enviados de navio para várias partes do mundo, e através de um acordo de comissões os capitães se tornaram embaixadores da marca. Em 1865 surgiu o percussor do atual BLACK LABEL, chamado Walker Old Highland Whisky, mediante a combinação de aproximadamente 40 dos melhores maltes e uísques de grãos escoceses, envelhecidos por, no mínimo, 12 anos.
Pouco depois, em 1867, foi criado o tradicional rótulo inclinado, colocado na garrafa a um ângulo de precisamente 24º, muito parecido com o atual utilizado pelo uísque BLACK LABEL. Finalmente em 1876, ele conseguiu registrar como marca, o modelo da tradicional garrafa quadrada e as cores, preto e ouro, das escritas de seu rótulo. No ano seguinte foi a vez de registrar o tradicional rótulo inclinado. Em 1879 a destilaria ganhou sua primeira medalha por seus uísques, em uma competição internacional realizada em Sydney. Logo seus uísques ganhariam medalhas em Melbourne, Adelaide e Paris. Em 1880, a empresa abriu escritório na cidade Londres, por onde exportava seus produtos para o resto do mundo. Nesta época, onde poucas marcas eram distribuídas tão amplamente, a John Walker & Sons já havia estabelecido negócios em Sidney e Paris, além de agentes de distribuição na África do Sul, Estados Unidos e Índia.
Quando Alexander morreu em 1889, deixou o negócio para seus dois filhos, George e Alexander. Alexander ficou responsável pela produção dos uísques e George viajava o mundo estabelecendo uma rede de distribuição. Em 1893 eles compraram a tradicional destilaria Cardhu, garantindo assim o suprimento de maltes excepcionais e mantendo-os longe de seus principais concorrentes. Em 1906 os irmãos Walker já possuíam três uísques no mercado, cada um deles identificado por distintos rótulos coloridos: Old Highland Whisky (envelhecido 5 anos e identificado pelo rótulo branco), Special Old Highland (envelhecido 8 anos e identificado pelo rótulo vermelho) e o Extra Special Old Highland (envelhecido 12 anos e identificado pelo rótulo preto).
Pouco depois, em 1909, os irmãos deram novos nomes a seus uísques em reconhecimento ao hábito de seus clientes de identificá-los pelos rótulos coloridos: era o surgimento oficial do JOHNNIE WALKER RED LABEL e do JOHNNIE WALKER BLACK LABEL. E o resultado destes lançamentos não poderia ser melhor: RED LABEL tornou-se preferência mundial, uma distinção que mantém até hoje. Desenvolvido para um mercado de exportação que busca drinques longos e refrescantes, é a marca que construiu o império Walker e definiu o negócio de uísques. Em 1920, já era possível encontrar os uísques JOHHNIE WALKER em 120 países ao redor do mundo. Nesta década, a tradicional garrafa quadrada se tornou padrão para todos os uísques da destilaria. Em 1934, a destilaria recebeu a primeira Concessão Real, um sinal de excelência, qualidade e reconhecimento. Até hoje a JOHNNIE WALKER é fornecedora da Casa Real Britânica.
Nas décadas seguintes, investiu no setor de distribuição para popularizar ainda mais a marca e seus uísques pelo mundo; e, em 1970, ao comemorar 150 anos de história, criou um exclusivo estojo de presente que continha um raro blend e um sofisticado decantador de cristal, vendido ao preço de US$ 2.000. Em 1986 a JOHNNIE WALKER foi adquirida pela tradicional cervejaria irlandesa Guinness, que em 1997 se fundiria com a Grand Metropolitan para formar a britânica Diageo. No final desta década, para celebrar sua estreita relação com o golfe, foi criado o torneio JOHNNIE WALKER CLASSIC, que teve como primeiro vencedor Nick Faldo. Em 2005, foi criado o programa Keep Walking Club com o objetivo de estabelecer um processo de relacionamento com os consumidores, aumentando a lealdade com a marca e sua frequência de consumo. O resto da história é o sucesso de uma marca que se espalhou pelo mundo, valendo-se da experiência de quase dois séculos de visão e progresso para criar uísques da mais alta qualidade consumidos nos ambientes mais sofisticados e descolados do planeta.
A embalagem dos uísques JOHNNIE WALKER é um dos componentes mais importantes da marca. Porém um produto com mais de 150 anos não poderia mantê-la sem modificações por tanto tempo, e para solucionar esse problema marca está sempre lançando embalagens promocionais, além dos modelos tradicionais. Em meados de 2009, como parte de uma reestruturação, a empresa proprietária da marca JOHNNIE WALKER, a britânica Diageo, anunciou que até o final de 2012 pretende cessar a produção de uísques na histórica destilaria de Kilmarnock, maior empregadora da pequena cidade escocesa. Em um primeiro momento a produção seria transferida para as destilarias de Leven, Fife e Shieldhall.

O andarilho
O famoso ícone da marca JOHNNIE WALKER, chamado de Striding Man, ou andarilho, foi criado em 1908, na mesa de um restaurante. George e Alexander II, netos de John Walker, saíram para almoçar com um talentoso cartunista chamado Tom Browne, pedindo a ele que criasse um símbolo para representar a marca. No verso do cardápio do restaurante o cartunista esboçou o Striding Man, que acabou sendo utilizado em anúncios natalinos já naquele mesmo ano. A tradicional figura, com chapéu de pele de castor, túnica vermelha, calça branca botas de montaria, e monóculo inquisitor, representava com elegância o progresso, pioneirismo e a saga da família Walker.
O símbolo foi redesenhado através dos anos por uma sucessão de grandes artistas plásticos, entre os quais, Basil Partridge, Leo Cheney, Clive Upton e Michael Peters. Sua roupa foi alterada ocasionalmente, mas nunca perdeu o conceito de “continuar andando”, se tornando um dos símbolos publicitários mais reconhecidos no mundo e um verdadeiro ícone da indústria de bebidas alcoólicas. O ícone da marca ganhou sua última reformulação visual acentuada no ano de 2005, quando JOHNNIE WALKER apresentou suas novas garrafas e rótulos. A principal diferença entre o desenho original e o atual foi a alteração no sentido da caminhada. Para reforçar a idéia de “Keep walking” e progresso, a direção foi invertida, acompanhando o sentido de leitura ocidental: da esquerda para a direita. Além desse elemento gráfico dominante, a garrafa quadrada e o rótulo inclinado sempre deram caráter próprio às embalagens de JOHNNIE WALKER. 
 

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