Na
maioria dos casos, quando um novo produto é lançado no mercado, ele
tem que conquistar clientes e se tornar desejado pelos consumidores,
ou seja, criar uma demanda. Aqueles produtos que chegam para atender
a um determinado público são minoria. E a vodka GREY GOOSE faz
parte desse seleto grupo. A história da marca começou em 1997
quando a mente brilhante do empreendedor americano Sidney Frank, um
bilionário excêntrico, resolveu introduzir uma marca de vodca na
categoria super premium. A GREY GOOSE, primeira marca de vodca
francesa, foi desenvolvida especialmente para o mercado
norte-americano, ávido por destilados de qualidade Premium
(superior). Começou a ser produzida e engarrafada na região de
Cognac na França. Elaborada com os melhores grãos franceses (trigo
100% puro), vindos da região de La Beauce e água mineral
naturalmente filtrada da fonte de Genté localizada em Cognac. Cinco
etapas contínuas de destilação eram responsáveis por fazer da
GREY GOOSE uma vodca mais aveludada, de aroma complexo e refinado,
com visual transparente e brilhante. Tudo sob o olhar crítico
François Thibault, “mâitre de chai” (mestre de adega) da GREY
GOOSE, até a bebida atingir seu ponto ideal e um sabor perfeito.
Tanto
cuidado concedia a GREY GOOSE um paladar exclusivo que remetia ao
delicado doce de amêndoas francesas, suntuoso e suave, amanteigado e
encorpado, que derretia na boca e deixava uma lembrança duradoura.
Outro ponto marcante para o rápido sucesso da marca era sua
sofisticada garrafa feita em vidro fosco e com grande diferenciação
das existentes no mercado, como por exemplo, sua tampa com rolha. O
nome “Grey Goose” foi escolhido porque os gansos cinzas são
presença constante na região de Cognac, onde regularmente são
vistos bebendo água em uma fonte em frente ao Hôtel de Ville. A
vodca chegou ao mercado americano com o preço de US$ 30 a garrafa de
750 ml. O preço elevado em relação às demais marcas ajudou a
criar uma percepção de qualidade ao produto. E pouco depois de ser
lançada no mercado a vodca ganhou reputação pela sua alta
qualidade e conquistou vários prêmios internacionais. Chegou a
atingir 96 pontos no “World Spirits Championship”, o máximo já
conquistado por uma vodca nessa competição, uma das mais
prestigiosas do mundo. A marca também se tornou um sucesso no
mercado americano em particular graças à garotos-propaganda como
George Clooney e Brad Pitt.
Tanto
sucesso acabou despertando a atenção da empresa Bacardi-Martini,
que em 2004 pagou U$ 2.2 bilhões pela marca. Foi a maior quantia
desembolsada por uma única marca de bebida alcoólica em toda a
história. Em janeiro de 2005 a Bacardi-Martini trouxe a marca para
mercado brasileiro, se destacando por inserir uma tendência pouco
vista por aqui, a apreciação da vodca pura. Nos últimos anos a
marca introduziu no mercado novas embalagens como as garrafas de 50
ml, 375 ml, 1000 ml, e 1750 ml, além de novas variações da vodca
com sabores como L’Orange (laranja), introduzida em 2000; Le Citron
(limão), introduzida em 2002; La Vanille (baunilha) introduzida em
2003; e La Poire (pêra), introduzida em 2007. Também iniciou o
lançamento de edições especiais e limitadas, como as 100 garrafas
que foram desenhadas pela Emporio Armani e vendidas exclusivamente
para a loja da marca em Berlin, e para as comemorações de fim de
ano composta por uma garrafa de sua puríssima vodca super premium,
uma taça martini de cristal Strauss, personalizada pela GREY GOOSE,
um livreto contendo receitas de deliciosos coquetéis e uma linda
caixa de couro azul.
Recentemente,
em 2010, A vodca francesa lançou uma edição limitada criada pela
marca de luxo suíça Chopard. A garrafa tinha desenhos diferentes e
vinha embalada dentro de uma gaiola feita com fios de prata
entrelaçados, apresentando como adorno um ganso de cristal fosco
sobre um globo brilhante e reluzente. O mais legal dessa edição,
batizada de “Magnum Grey
Goose Vodka by Chopard”,
era a exclusividade: somente 10 peças foram comercializadas ao preço
de US$ 815.
A
marca no mundo Atualmente
a marca é comercializada em mais de 100 países, estando presente
nos restaurantes e festas mais exclusivas do mundo, podendo ser
degustada em deliciosos coquetéis como o tradicional Cosmopolitan,
variações de Martini ou pura, servida gelada, ideal para sentir seu
perfeito sabor. Atualmente a marca vende mais de 20 milhões de
litros por ano.
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