A
história começou com o fazendeiro Robert Chivas, pai de 12 filhos,
entre eles James e John, que caminharam 20 milhas para tentar a sorte
na cidade portuária de Aberdeen na Escócia. John começou a
trabalhar em uma tecelagem e seu irmão James encontrou emprego com
William Edward, numa loja de comidas e bebidas. Com a morte de
Edward, em 1801, James Chivas assumiu os negócios junto com o sócio
Charles Stewart, e criaram a Stewart & Chivas, que vendia cafés,
temperos exóticos, produtos franceses e rum caribenho. Durante a
visita da Rainha Vitória à Escócia, em 1842, a família real
adquiriu muitos produtos da Stewart & Chivas e, no ano seguinte,
James Chivas ganhou o selo real como “Provedor
de Mantimentos para Sua Majestade”.
Ainda nesta década, eles começaram a adquirir barris de carvalho
para futuramente produzir sua própria mistura de uísques.
E
então, na década seguinte, devido aos insistentes pedidos de seus
clientes, eles passaram a produzir uma mistura própria de uísque,
batizada inicialmente de Glen
Real Dee,
que alcançou rapidamente grande sucesso entre os escoceses por sua
suavidade, muito diferente de outros uísques da época. Devido à
alta qualidade da bebida, sua fama se espalhou por todo Reino Unido e
rapidamente chegou até a Inglaterra. Em 1857, James dissolveu a
sociedade e chamou seu irmão, John, para juntos fundarem a CHIVAS
BROTHERS, nome que permaneceu mesmo depois da morte de John, em 1862.
A destilaria foi pioneira na arte de mesclar os melhores uísques de
malte e de grão da Escócia, principalmente os uísques de Speyside
(coração da Escócia). James colocou seu filho Alexander no negócio
em 1879, introduzindo-o na arte da destilação de uísques.
Alexander aprendeu bem com o pai, pois as lojas da família não
paravam de prosperar e a CHIVAS produzia uísques cada vez melhores.
O
uísque CHIVAS começou então sua escalada rumo ao sucesso, se
tornando um dos favoritos entre os escoceses. Foi somente em 1909,
que a empresa introduziu no mercado o famoso uísque com a marca
CHIVAS REGAL. Ele se transformou no primeiro uísque de luxo do mundo
quando foi exportado de Aberdeen para Nova York, com o objetivo de
atender ao paladar sofisticado da alta sociedade norte-americana.
Porém, com o início da Primeira Guerra Mundial e a Lei Seca nos
Estados Unidos, esse uísque praticamente desapareceu do mercado.
Logo após o encerramento da Lei Seca nos Estados Unidos, por volta
de 1936, o uísque CHIVASREGAL foi relançado no mercado, agora
envelhecido 12 anos, e rapidamente ganhou status e se tornou popular
no mercado americano. Durante a Segunda Guerra Mundial, como grande
parte da Europa, a destilaria passou por tempos difíceis. A falta de
produtos e o racionamento interromperam a produção de uísques.
Graças à política astuta de manter o estoque, iniciada pelo velho
James Chivas, a empresa conseguiu sobreviver ao cataclisma.
Poucos
anos após o término do conflito, em 1949, a empresa foi comprada
pela Seagrams, fazendo com que seu famoso uísque ganhasse uma melhor
e maior distribuição no mundo, além de muita força no marketing e
na propaganda. Em 1950, a Chivas Brothers começou a procurar uma
destilaria para garantir o suprimento de malte uísque. A escolhida
foi Strathisla, a mais antiga das Highlands (terras altas),
inaugurada em 1786 e situada às margens do Rio Spey, famoso pela
pureza de suas águas. O estilo pitoresco, o telhado em forma de
pagode ornamentado, o clima perfeito para produzir maltes puros e
suaves. É dali que saem algumas das melhores obras de arte
engarrafadas por CHIVAS até os dias de hoje. Durante esta década a
marca CHIVAS conquistou um fã de peso: Frank Sinatra, que em suas
apresentações exigia somente uísque CHIVAS em seu camarim.
Em
2001, a destilaria foi comprada pelo grupo francês Pernod Ricard.
Nesse mesmo ano, a Chivas Brothers completou 200 anos de fundação.
E como presente para seus fiéis consumidores preparou um brinde
especial para este bicentenário: as garrafas ganharam novo design e
foram criadas três latas colecionáveis. O bônus era um livro,
“Chivas
200 anos 200 Dicas”,
que continha em pequenas doses, receitas, fatos históricos,
informações sobre a produção e curiosidades variadas em torno do
uísque. Entre 2002 e 2008 as vendas do uísque CHIVAS cresceram 61%
no mundo.
A
Garrafa
A
marca sempre investiu em parcerias com grandes nomes internacionais
para redefinir a garrafa de seu uísque. Nomes como Evan Douglis,
Alexander McQueen e Vivienne Westwood já imprimiram seu estilo nas
garrafas de edições limitadas de CHIVAS. Recentemente, em 2009, a
marca CHIVAS se uniu ao renomado estilista francês Christian Lacroix
para criar uma edição limitada de seu uísque 12 anos. Na garrafa
magnum (de 1,5 litros), “vestida com uma capa prateada” e vendida
nas lojas de free shops dos principais aeroportos do mundo, foi
aplicada uma técnica de metalização a laser para criar um visual
exuberante. Recortes em formato de ícones e brasões da marca CHIVAS
permitiam que o uísque fosse visualizado criando um efeito dourado.
A edição limitada, restrita a apenas 15.000 garrafas, foi projetada
para expressar a essência da marca, o luxo exuberante, a audácia, a
autenticidade e o glamour. A parceria fez tanto sucesso que em 2010 o
estilista francês colaborou para criar outra exclusiva garrafa,
desta vez para o CHIVAS 18. Revestida em um tecido de tapeçaria, com
elegantes bordados em jacquard francês, a caixa do uísque, que
lembra um singular porta-jóias usado pela antiga nobreza européia,
reflete toda a extravagância e o detalhamento do trabalho artesanal.
Internamente, a caixa é revestida com uma superfície espelhada,
lembrando uma antiga relíquia da realeza. Dentro da embalagem,
revela-se a garrafa, que recebeu uma técnica especial de metalização
e decoração a laser, em um design extremamente luxuoso. Apenas
3.000 garrafas foram produzidas, com preço sugerido de US$ 495.
A
família de uísques CHIVAS REGAL é mundialmente reconhecida por sua
qualidade excepcional. Resultado de um cuidadoso processo de
envelhecimento dos maltes em barris de carvalho por 12, 18 e 25 anos,
CHIVAS REGAL promove a celebração de momentos especiais.
CHIVAS
REGAL 12 YEAR OLD
Ícone da marca CHIVAS, é um dos uísques mais premiados e vendidos em todo o mundo. Produzido a partir da combinação perfeita de uísques envelhecidos em barris de carvalho por no mínimo 12 anos, seu sabor é rico e frutado. Perfeito para ser degustado puro, com gelo ou em coquetéis exclusivos. Seu aroma é uma infusão aromática de ervas selvagens, urzes, mel e frutas silvestres. Arredondado e cremoso no paladar, este uísque explode com o sabor de maçãs, com a doçura do mel, notas de baunilha, avelã e caramelo.
Ícone da marca CHIVAS, é um dos uísques mais premiados e vendidos em todo o mundo. Produzido a partir da combinação perfeita de uísques envelhecidos em barris de carvalho por no mínimo 12 anos, seu sabor é rico e frutado. Perfeito para ser degustado puro, com gelo ou em coquetéis exclusivos. Seu aroma é uma infusão aromática de ervas selvagens, urzes, mel e frutas silvestres. Arredondado e cremoso no paladar, este uísque explode com o sabor de maçãs, com a doçura do mel, notas de baunilha, avelã e caramelo.
CHIVAS
REGAL GOLD SIGNATURE 18 YEAR OLD
Lançado em 1997, é o uísque super premium mais vendido no mundo, com mais de 2.5 milhões de garrafas comercializada todos os anos. Envelhecido em barris de carvalho por 18 anos ou mais, é composto por um blend de alguns dos mais raros single maltes da Escócia. O resultado se nota ao primeiro gole: macio, complexo e com final longo e memorável. Complexo e rico, seu aroma possui toques de frutas secas, amêndoas, caramelo e chocolate escuro. O sabor: notas florais com um leve toque esfumaçado doce e amadeirado, com uma aveludada sensação de chocolate escuro.
Lançado em 1997, é o uísque super premium mais vendido no mundo, com mais de 2.5 milhões de garrafas comercializada todos os anos. Envelhecido em barris de carvalho por 18 anos ou mais, é composto por um blend de alguns dos mais raros single maltes da Escócia. O resultado se nota ao primeiro gole: macio, complexo e com final longo e memorável. Complexo e rico, seu aroma possui toques de frutas secas, amêndoas, caramelo e chocolate escuro. O sabor: notas florais com um leve toque esfumaçado doce e amadeirado, com uma aveludada sensação de chocolate escuro.
CHIVAS
REGAL 25 YEAR OLD Foi
o primeiro uísque de luxo do mundo. Lançado originalmente em 1909
foi relançado em 2007 preservando a tradição e a qualidade
excepcional dos uísques CHIVAS REGAL. Este uísque é um blend único
que reúne os melhores uísques envelhecidos por no mínimo 25 anos,
produzido apenas em quantidades limitadas. Criado pelo Master Blender
Colin Scott, este luxuoso uísque foi lançado no dia 28 de setembro
em um evento realizado na Biblioteca Pública de Nova Iorque (New
York Public Library), e prestigiado por uma diversidade de estrelas
de cinema como Julianne Moore, Lucy Liu, Diana Krall e Daniel Wu.
Cada garrafa, numerada individualmente, reflete a qualidade
incomparável e o legado do líquido dourado que traz em seu
interior, com notas suaves de apricot e pêssego. O uísque fez sua
estréia em cidades cosmopolitas de 30 países espalhados pelo mundo,
dentre eles o Brasil, que foi o único da América Latina a receber o
produto, vendido por um preço médio de R$ 1.000 a garrafa.
CHIVAS
REGAL ROYAL SALUTE
Lançado no dia 2 de junho de 1953 para comemorar a coroação da Rainha Elisabeth II da Inglaterra, o Royal Salute, foi apresentado em uma embalagem de porcelana e já nasceu como uma mistura dos melhores uísques produzidos na Escócia. Este uísque é uma rara combinação de maltes envelhecidos 21 anos em barris de carvalho.
Lançado no dia 2 de junho de 1953 para comemorar a coroação da Rainha Elisabeth II da Inglaterra, o Royal Salute, foi apresentado em uma embalagem de porcelana e já nasceu como uma mistura dos melhores uísques produzidos na Escócia. Este uísque é uma rara combinação de maltes envelhecidos 21 anos em barris de carvalho.
CHIVAS
REGAL ROYAL SALUTE 50 YEAR OLD Este
uísque envelhecido 50 anos foi lançado em 2003 para comemorar os
cinqüenta anos de coroação da Rainha Elizabeth. Cada garrafa chega
a custar US$ 10.000.
A
Marca
O nome CHIVAS vem, provavelmente, da palavra gaélica Eimh
(pronuncia-se Sheive), que significa “lugar estreito”. Seimhas ou
Schivas era como se chamavam as famílias que viviam perto do rio
Ythan, de margens estreitas. Depois de algumas alterações, as
famílias passaram a serem conhecidas como CHIVAS.
Os
uísques da CHIVAS, marca mais valiosa da francesa Pernod Ricard, são
produzidos em apenas três destilarias (Strathisla, Speyside e
Scotland) localizadas na Escócia, e vendidos em mais de 150 países
ao redor do mundo. Na categoria de uísques envelhecidos 12 anos,
CHIVAS é um dos mais vendidos do mundo com mais de 36 milhões de
garrafas (mais de uma a cada segundo) comercializadas anualmente,
ocupando a posição de oitava maior marca de destilados do planeta.
O uísque é a terceira bebida mais vendida no setor de varejo e de
viagens (aeroportos).
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