Tudo
começou quando a era do microcomputador teve início em 1974, com o
lançamento, por parte da Micro
Instrumentation and Telemetry Systems
(MITS), do Altair 8800. William (Bill) Gates, que desde os 13 anos
desenvolvia programas para computadores, e o seu colega de liceu e
amigo de infância, Paul Allen, integraram este projeto ao
desenvolverem um software para o Altair. Convictos de que o
microcomputador seria uma ferramenta indispensável em um futuro
muito próximo, ambos abandonaram a tradicional Universidade de
Harvard e se mudaram para a cidade de Albuquerque, estado americano
do Novo México, onde no dia 4 de abril de 1975, eles fundaram uma
empresa com o objetivo de vender interpretadores da linguagem BASIC
para o computador Altair 8800 da MITS. “Um
computador em cada casa e em cada mesa de trabalho”,
essa era a proposta da nova empresa. O nome escolhido para a nova
empresa foi MICROSOFT, uma junção das palavras inglesas
“microcomputer” e “software”.
No
ano seguinte o nome MICROSOFT foi registrado oficialmente como marca.
Neste período ocorreu o lançamento do Microsoft FORTRAN, para
computadores baseados em CP/M. Em 1978 já estabelecia seu primeiro
escritório internacional no Japão, encerrando o ano com vendas
superiores a US$ 1 milhão. A sede da empresa, com então 16
funcionários, foi transferida em 1979 da cidade de Albuquerque para
a Belleuve, estado de Washington. Nesse mesmo ano a empresa iniciou
seu ingresso no mercado europeu. A partir deste momento a MICROSOFT
começaria a mudar milhões de vidas com lançamentos de produtos
revolucionários como o MS-DOS 1.0 (Microsoft
Disk Operating System - Sistema operacional em disco)
introduzido no dia 12 de agosto de 1981, quando a IBM lançou seu
computador pessoal com esse sistema operacional de 16 bits. Em troca
de um pagamento irrisório, a IBM se comprometeu a usar
exclusivamente o programa da MICROSOFT. Com a força da IBM por trás,
o MS-DOS se tornou em poucos anos a plataforma padrão da indústria
de computadores pessoais. Em 1982 a empresa, além de começar a
desenvolver aplicações para o Macintosh da Apple, lançou o COBOL e
a planilha eletrônica Multiplan para MS-DOS.
Com
os lucros adquiridos nesses anos, Gates construiu a nova sede da
MICROSOFT em Redmond, estado de Washington. Nos anos seguintes a
empresa desenvolveu produtos que iriam marcar a evolução dos tempos
e forma pela qual nos comunicamos:
●
Microsoft
Mouse
(1983), um mouse de computador que possuía dois botões.
●
Microsoft
Word
(1983), editor de texto mais utilizado do mundo.
●
Windows
1.0
(1985), sistema operacional que se tornou um dos maiores sucessos da
história da computação.
●
Microsoft
Excel
(1987), programa de planilhas eletrônicas que já possuía uma
versão para MAC, lançada dois anos antes.
●
Microsoft
PowerPoint
(1987), programa utilizado para edição e exibição de
apresentações gráficas no sistema operacional Windows.
●
Microsoft
Office
(1989), suíte de aplicativos para escritório que continha em sua
versão inicial programas como processador de texto (Word), planilha
de cálculo (Excel), banco de dados, apresentação gráfica
(PowerPoint), gerenciador de tarefas, e-mails e lista de contatos.
●
Microsoft
BallPoint Mouse
(1991), especificamente desenvolvido para ser utilizado em laptop.
●
Microsoft
Encarta
(1993), primeira enciclopédia feita especialmente para computador.
●
MSN
- Microsoft Network
- (1995), portal de Internet que se transformaria em um dos mais
acessados do mundo.
●
Microsoft
Explorer
(1995), navegador para Internet, que por muitos anos dominaria o
mercado.
●
MSN
TV
(1995), introduzida inicialmente pela empresa WebTV Networks,
pioneira em serviços interativos para televisão, que seria comprada
pela MICROSOFT mais tarde adotando o nome atual.
●
Microsoft
Outlook
(1997), programa utilizado para o gerenciamento de contatos, tarefas,
mensagens de e-mail, agenda e outras informações, como histórico
dos documentos eletrônicos utilizados.
●
Microsoft
Front Page
(1997), editor de páginas para Internet.
●
MSN
Messenger
(1999), programa de mensagens instantâneas que revolucionou a forma
como as pessoas se comunicavam.
E
as inovações deste celeiro de surpresas tecnológicas não pararam
por aí. A empresa criou em 2001 uma nova tecnologia chamada
Microsoft.NET. Tal tecnologia pretendia funcionar como o elemento que
ligaria pessoas e máquinas através da Internet, como competidora
tardia do Sun Java. Gerou muita desconfiança entre analistas de todo
o mundo, que acusaram, mais uma vez, a MICROSOFT de tentar ampliar
seu monopólio para outros segmentos da Internet, como e-mail,
compras on-line, bate-papos, etc.
Porém,
nem só de software e sistemas viveu a MICROSOFT, que lançou outros
produtos como o console de videogame
XBOX, introduzido no dia 15 de novembro de 2001 no
mercado americano com preço estimado de US$ 299.99. Com um
desempenho gráfico três vezes superior ao de outros videogames, o
aparelho possuía leitor de DVD de máxima qualidade e som surround
Dolby 5.1 para jogos e filmes, e um disco rígido que possibilitava
toda uma nova forma de jogar e uma nova experiência em
entretenimento. O designer da MICROSOFT, Horace Luke que projetou o
desenho do XBOX, diz que não escolheu o verde para ser a cor do
console, o que aconteceu foi que o único marcador fluorescente que
estava com ele era o verde. Então depois de criar os rascunhos com o
verde, o design do console ficou bom e a cor se tornou oficial. O
lançamento foi apontado por muitos como o melhor da história do
segmento de videogames. Somente nos primeiros meses nos Estados
Unidos o console vendeu mais de 1.5 milhões de unidades,
estabelecendo-se como um dos mais populares videogames do mundo. A
segunda versão do console, denominada XBOX
360, foi lançada no mês de novembro de 2005, sendo
15 vezes mais rápida que a versão original. O console já vendeu
mais de 92 milhões de unidades desde seu lançamento. Outro produtos
lançado pela empresa em uma tentativa de diversificar sua área de
atuação foi o tocador portátil de música digital para concorrer
com o popular iPod, batizado de MICROSOFT
ZUNE, introduzido no mercado no dia 14 de novembro de
2006.
Nos
últimos quatro anos, a MICROSOFT lucrou mais de US$ 65 bilhões. É
um desempenho impressionante, principalmente se comparado ao de seus
concorrentes na área de tecnologia. Mas isso não se refletiu no
preço de suas ações, que praticamente ficou estagnado neste
período. O problema é que todo esse dinheiro vem de apenas dois
produtos: o sistema operacional Windows e o pacote de automação de
escritório Office. Eles são os suportes da MICROSOFT, que reina
absoluta no mundo dos computadores pessoais. Mas isso está mudando e
a empresa tem se esforçado para ganhar seu quinhão em outros
segmentos, que serão muito mais lucrativos no futuro. Por exemplo,
em 2008 a empresa lançou silenciosamente nos Estados Unidos sua loja
virtual, onde os usuários podem baixar softwares (o download é
feito diretamente do site, eliminando completamente a mídia física
do processo) e comprar assessórios, como Xbox, mouses, teclados,
jogos, linguagens de programação e produtos corporativos. Na área
de buscas, lançou oficialmente no dia 3 de junho de 2009 o Bing, que
em pouco tempo se tornou o segundo motor de buscas do mundo,
superando o Yahoo. Além disso, fez uma nova aposta no mercado de
telefonia móvel ao lançar em 2010 o WINDOWS
PHONE 7, sua renovada plataforma para smartphones,
que privilegia conteúdos que refletem as atividades que mais
importam para os consumidores, como música, games, fotos e trabalho,
em uma tentativa de competir diretamente com o iPhone e os aparelhos
Android, que rodam o software do Google. Em 2011 a empresa anunciou a
compra do Skype por US$ 8.5 bilhões, aumentando assim sua oferta de
comunicação em vídeo e voz em tempo real. A ideia é que a
MICROSOFT integre os 663 milhões de usuários do Skype no mundo com
a rede Windows Live, Xbox Live, o gerenciador de e-mail Outlook e que
também seja usado no sistema operacional Windows Phone. Além disso,
lançou oficialmente sua loja de aplicativos para smartphones e
tablets, batizada de WINDOWS
STORE, que busca oferecer mais benefícios aos
desenvolvedores dos programas do que seus rivais da Apple e da
Google.
Além
de tudo isso, em 2012, dando continuidade aos planos de revitalizar a
empresa e a marca, a MICROSOFT apresentou uma nova identidade visual,
anunciou uma nova versão do Office e do seu e-mail, novos serviços
para o XBOX, além das novas versões do Windows e do Windows Phone.
Além disso, em uma demonstração de ousadia ao ingressar em um
mercado dominado pela Apple, a empresa anunciou o tablete SURFACE,
que vem acompanhado por teclado ultrafino, com três milímetros de
espessura em cinco opções de cores diferentes, e se encaixa também
na categoria de ultrabook. O tablet é equipado com Gorilla Glass,
tipo de vidro que promete ser resistente a riscos e vem com capa
integrada, operando tanto com o sistema Windows RT quanto com o
Windows 8 pro. Conta ainda com uma tela de 10,6 polegadas. Além
disso, a MICROSOFT confirmou que o tablet terá uma série de
acessórios. Entre eles uma caneta stylus - com dois sensores, um
para o toque e outro para a tinta digital - que vê a proximidade do
objeto na tela e deixa de receber os comandos dos dedos do usuário.
Haverá também suporte à loja de aplicativos da empresa, para
comprar música, filmes e mais - até houve uma versão do Netflix
feita exclusivamente para o SURFACE. A grande aposta da empresa é
que o SURFACE traz Office, com Word e Excel. Ou seja, pode substituir
um laptop, o que o iPad não faz. Essa onda de novos lançamentos não
é apenas uma releitura de seus produtos mais populares, mas também
representa uma nova era para a MICROSOFT.
Também
em 2012, a empresa inaugurou seu segundo centro de tecnologia na
América Latina (o outro está localizado no México) e o primeiro no
Brasil, na cidade de São Paulo, que possui laboratórios de soluções
para indústrias e domicílios e equipamentos com capacidade de
armazenar 700 terabytes, além de um datacenter com 360
processadores. Com esta iniciativa a empresa dará continuidade ao
trabalho que desenvolve em outros 17 países, onde também existem os
centros de tecnologia. A MICROSOFT ainda tem um departamento dedicado
ao desenvolvimento de jogos, o MICROSOFT
STUDIOS, onde são criados, testados e distribuídos
os jogos (para plataformas como Xbox 360, Games for Windows e Windows
Phone) das séries Age of Empires, Fable, Dungeon Siege, Zoo Tycoon,
Halo, Supreme Commander, Microsoft Flight Simulator, entre outros de
enorme sucesso entre o público. Essa divisão foi criada em 1994 com
o nome de Microsoft Games, sendo uma das primeiras subsidiárias da
empresa. Em 2002, passou a adotar o nome MICROSOFT GAME STUDIOS e em
2011 a designação atual.
Windows
Você
já parou para pensar o que seria da MICROSOFT sem o sistema
operacional Windows? Provavelmente mais uma empresa sem relevância
lutando para sobreviver no voraz segmento da tecnologia. A fantástica
história do Windows começou em 10 de novembro de 1983, no Plaza
Hotel de Nova York, quando a MICROSOFT anunciou oficialmente o
programa, próxima geração de sistemas operacionais que iria
permitir o uso da chamada “Graphical
User Interface (GUI) - Interface Gráfica de Usuário”
para ser utilizado em ambiente dos computadores da IBM. Seria lançado
com o nome de Interface Manager se não fosse Rowland Hanson,
executivo do setor de marketing da empresa, que convenceu Bill Gates
que a palavra Windows era mais fácil de ser pronunciada. A empresa
prometeu que o programa seria lançado no mercado em abril de 1984.
Ainda em novembro, Bill Gates mandou uma versão beta do programa
para a IBM, porém a resposta não foi tão positiva, muito em
virtude de a empresa estar trabalhando em seu próprio programa de
operação de sistema chamado Top View, com base no DOS e sem nenhum
GUI, lançado em fevereiro de 1985. Finalmente o Windows
1.0
foi lançado ao preço de US$ 99 nesse mesmo ano, em 20 de novembro,
e competiu ferozmente com o Top View, que teve sua produção
suspensa dois anos depois. Era a primeira batalha de muitas que
seriam vencidas contra seus competidores. A segunda versão do
programa foi introduzida em 1987, batizada de
Windows 2.0.
Em 1990 ocorreu o lançamento do Microsoft
Windows 3.0,
iniciando uma nova era na computação. O programa tinha um avançado
sistema de gráficos de 16 cores e suporte total no poderoso
processador 386 da Intel. Para divulgar o produto a empresa gastou
milhões de dólares em publicidade. Mas foi somente em 1992 que a
empresa lançou sua primeira campanha na televisão para divulgar o
programa Windows.
No
ano seguinte chegou ao mercado o Windows
NT (abreviatura de “News Technology”), com
programa operacional de 32-bit. A próxima versão, mais moderna e
eficiente do programa, que já continha o navegador Internet
Explorer, seria lançada no dia 22 de agosto de 1995, com o nome de
Windows 95.
Três anos mais tarde foi lançado mundialmente o Windows
98, segundo muitos a melhor versão do programa,
conhecido pela frase “Works
Better, Plays Better”, sendo o primeiro especificamente
desenvolvido para os consumidores. No ano seguinte foi introduzida a
segunda versão deste programa. Depois surgiram: o Windows
Me, introduzido no mercado em 2000, e que encontrou
forte resistência por parte dos consumidores em virtude dos
problemas operacionais que apresentava; o Windows
XP lançado em 2001; e o Windows
Vista, introduzido no dia 30 de janeiro de 2007, e
que segundo a empresa, era o sistema operacional mais seguro e
estável já desenvolvido por ela, além de estar disponível para
sistemas 32 bits e 64 bits. Apesar de duramente criticado, e
considerado por muitos o maior fiasco tecnológico da década, o
Windows Vista vendeu mais de 180 milhões de cópias em seus
primeiros anos de mercado.
No
dia 10 de janeiro de 2009 foi oficialmente lançada a versão de
testes do Windows 7.
Essa versão apresentou novidades importantes, como uma nova barra de
tarefas (SuperTaskbar), novas funções de compartilhamento doméstico
(grupo doméstico), Interface AERO mais leve, menor consumo de
memória RAM, nova central de ações, Windows defender, mais
segurança, controle de alertas do UAC e gravador de imagens ISO.
Além disso, a MICROSOFT afirmou que todas as falhas e críticas que
foram registradas no Windows Vista tinham sido corrigidas, entre elas
o consumo de memória e sobrecarregamento de processadores
excessivos, além de falta de agilidade. O programa operacional foi
lançado oficialmente no mercado para o consumidor em 22 de outubro
desse mesmo ano. No mês de setembro de 2011 a empresa anunciou o
Windows 8,
seu novo sistema operacional que conta com uma interface metro (muito
diferente dos sistemas anteriores), Windows Store (loja online de
aplicativos), serve para qualquer dispositivo (incluindo móveis),
possui uma interface totalmente adaptada para dispositivos sensíveis
ao toque e um recurso chamado de Windows To Go, que permite
executá-lo inteiramente a partir de um pen drive ou de um disco
rígido externo.
O
logotipo do Windows também evoluiu ao longo dos tempos. A última
versão foi apresentada recentemente, em meados de 2012, marcando o
lançamento oficial da nova versão do sistema operacional: o Windows
8.
Internet Explorer
A
MICROSOFT é conhecida mundialmente por dois produtos que se tornaram
ícones da marca: o primeiro é o sistema operacional WINDOWS e o
segundo é o navegador EXPLORER.
As duas primeiras versões do navegador, cujo nome oficial é
Internet Explorer, lançadas em 23 de agosto e novembro de 1995,
respectivamente, foram praticamente ignoradas pelos usuários. Mas a
terceira versão que chegou ao mercado no dia 13 de agosto de 1996
ganhou alguma atenção. Muitos lembrarão “o monstro” que foi
IE4 em setembro de 1997: esta foi a primeira vez que o navegador
cravou suas garras no núcleo do sistema operacional Windows, um
movimento realmente audaz em um caminho para enfrentar uma série
interminável de processos antitruste do Governo dos Estados Unidos e
da União Europeia. A empresa melhorou muito o Internet Explorer na
versão 5 (lançada em 18 de março de 1999), que derrotou
comercialmente o Netscape, chegando a um monopólio virtual do
mercado de navegadores, com aproximadamente 95%. A versão 6 (de
agosto de 2001) foi lançada pouco antes do Windows XP, e aumentou
ainda mais a posição dominante da MICROSOFT no mercado. Entretanto
isso levou a um período claro de estagnação, durante o qual o IE 6
se tornou famoso por conter um número elevado de falhas de
segurança.
Cinco
longos anos se passaram, até que em 18 de outubro de 2006, fosse
lançada a versão 7, quando o nome oficial foi então alterado de
Microsoft Internet Explorer para Windows Internet Explorer. Mas nesse
período um concorrente audacioso, que atendia pelo nome de Mozilla
Firefox começou a trazer inovação, segurança e versatilidade, se
tornando uma boa alternativa ao navegador da MICROSOFT. Com o Firefox
alcançando uma participação de mercado superior a 21%, a empresa
acordou e buscou alguma motivação para novamente inovar. O IE 8
começou a ser desenvolvido em agosto de 2007, e duas versões betas
apareceram em 2008. No dia 19 de março de 2009 foi lançada a versão
final, com uma série de melhorias e novidades. A penúltima versão
do navegador, o IE9, foi lançada oficialmente em versão beta no dia
15 de setembro de 2010. Porém, neste período o navegador já tinha
outro concorrente de peso, que lhe roubou a liderança de mercado:
Google Chrome. Para quem foi dominante por mais de uma década, o
EXPLORER possui atualmente menos de 35% de participação de mercado.
A mais recente versão, Windows Internet Explorer 10 (IE10), foi
lançada oficialmente em meados de 2012.
Além
das novas versões que surgiram e evoluíram com o passar dos anos, a
identidade visual do INTERNET EXPLORER também passou por alterações,
algumas delas pouco perceptíveis aos consumidores.
A Sede
A
imponente sede da MICROSOFT, construída em 1986, está localizada em
Redmond, um subúrbio de Seattle no estado de Washington, na costa
oeste americana. É um gigantesco complexo distribuído em uma área
verde de 1.1 milhões de metros quadrados, equivalente ao tamanho do
autódromo de Interlagos, formado por mais de 80 edifícios baixos
cercados por belos parques e quadras esportivas. Parece realmente o
campus de uma universidade. Seu nome, aliás, é MICROSOFT
CAMPUS.
Não há porteiros e os prédios funcionam 24 horas por dia. Cada
prédio do campus tem refeitório, fornos micro-ondas e geladeiras
com refrigerantes (grátis), além das máquinas automáticas que
vendem uma infinidade de guloseimas, como salgadinhos e doces. A
qualquer hora do dia é possível observar programadores jogando
basquete, vôlei e até futebol em várias quadras espalhadas pelo
complexo. Os mais de 40 mil funcionários que trabalham lá, só usam
terno ou tailleur em ocasiões realmente necessárias, podendo vestir
bermudas e ter cabelos compridos. Eles passam a maior parte do tempo
muito à vontade. Tão à vontade que em 1990 a diretoria passou uma
circular proibindo os funcionários de andar descalços. Para se
mover dentro do Campus, um serviço de ônibus (Shuttles
Connect)
traslada os funcionários de um prédio para o outro, conforme
necessário. O campus também fica ligado com a cidade de Redmond, a
localidade de Bellevue e a cidade de Seattle por meio de ônibus.
Não
há horários fixos de trabalho, com exceção do departamento de
atendimento ao usuário. Cada funcionário tem sua própria sala (2.5
por 3 metros) onde cabe uma mesa com o computador, uma estante e uma
cadeira. É curioso observar funcionários trabalhando com fones de
ouvido e duas telas de computador na sua frente, talvez este seja o
modo ideal de trabalhar para um programador, estar em seu próprio
mundo, em seu pequeno escritório e isolado para realizar suas
funções. Somente diretores têm direito a alguns metros quadrados a
mais. A sala dos vice-presidentes, por exemplo, é duas vezes maior
que o padrão. E os escritórios de Bill Gates e Steve Ballmer não
são muito maiores do que isso. O complexo conta ainda com uma área
comum repletas de lojas e mais de 20 restaurantes. No prédio 92
existe uma área reservada aos visitantes onde estão localizadas uma
loja MICROSOFT e o Visitor Center (um espaço com exposição de
algumas tecnologias criadas pela empresa). Recentemente a MICROSOFT
anunciou que investirá US$ 1 bilhão nos próximos três anos para
aumentar em aproximadamente um terço a área de sua sede. Além
disso, o campus recebeu softwares que diminuem o consumo de energia e
devem economizar US$ 1.5 milhões no ano fiscal de 2013.
Bill Gates
Ele
é alto e magro. Mais parece um típico NERD com seus óculos de aros
grandes. Porém, demonstra ser um homem preocupado com seu físico.
Parece que também inventou a elegância: é dele a maior coleção
de ternos e gravatas do mundo. Parte de sua vida passa viajando em
seu avião particular. Não se preocupa com a idade. É vital e
positivo. Poucas pessoas nos países capitalistas do mundo nunca
ouviram falar de Bill Gates. O homem que largou os estudos para
fundar um império chamado MICROSOFT. Venerado por uns, odiado por
outros, o fundador de uma das empresas mais poderosas e bem-sucedidas
do mundo adquiriu a fama de negociador agressivo. Chegou muitas vezes
a ser acusado por concorrentes de utilizar práticas comerciais
desleais. Polêmicas à parte, ele se tornou um dos maiores símbolos
de sucesso e riqueza da atualidade. William Henry Gates III nasceu no
dia 28 de outubro de 1955 na cidade de Seattle, nos seios de uma
família rica. Seu pai, William H. Gates II, foi um proeminente
advogado de grandes empresas e sua mãe, Mary Gates, era professora e
membro do conselho da Universidade de Washington e presidente da
organização United Way International. Cresceu em Seattle, ao lado
das suas duas irmãs. Cursou o ensino fundamental em escola pública.
“Para
nos estimular, meus pais davam a minha irmã e a mim US$ 25 quando
tirávamos notas boas. Minha irmã ganhava mais porque sempre fui um
mau aluno”,
costuma contar ele. Como tentativa de aplacar sua rebeldia, seus pais
enviaram-no para o Colégio Lakeside, onde lhe aplicaram um método
acadêmico dinâmico e rigoroso através de professores efetivos que
impunham aos alunos a total responsabilidade no estudo. Lá,
descobriu o seu interesse em software e, aos 13 anos, começou a
programar computadores. Foi onde conheceu Paul Allen e alguns dos
primeiros programadores da MICROSOFT.
Este
bando de adolescentes, formado por hackers e nerds, passava longas
horas, dia e noite, em volta do único computador disponível na
escola. Mostraram habilidade na criação de pequenas aplicações
para a escola e para uma companhia de transportes, e foram convidados
por uma empresa chamada Computer Center Corporation, para testar a
segurança de seus sistemas. A recompensa era aquela que Gates e
Allen mais desejavam: a utilização livre dos computadores da
companhia. Em 1973, ele ingressou na tradicional Universidade de
Harvard. Guiado pela certeza de que o computador viria a se tornar
uma importante ferramenta em todo o mundo, começou a desenvolver
softwares para computadores pessoais. Ainda jovem, largou a
universidade, onde cursava economia, para concentrar suas energias na
criação da MICROSOFT, uma empresa fundada em 1975, juntamente com o
programador Paul Allen. Com a frase “um
computador pessoal em cada escritório e em cada lar”,
Gates conduziu a MICROSOFT para todas as áreas da indústria do
software. Em sua casa o chamavam Trey, mas em seu trabalho era
conhecido como Bill. Conheceu Melinda French em uma entrevista
coletiva na cidade de Nova York. Casaram-se no Havaí no dia 1º de
janeiro de 1994. Para evitar serem incomodados, Gates alugou todo o
hotel onde celebraram o casamento, assim como todos os táxis. Hoje
em dia Bill Gates tem três filhos, gosta de ler, jogar golfe e tem
uma enorme simpatia por causas humanitárias. Por isso criou a
Fundação Bill & Melinda Gates em 2000. Sua fortuna é calculada
em US$ 61 bilhões, sendo o segundo homem mais rico do mundo segundo
a revista americana Forbes de 2012.
Bill
Gates anunciou no dia 16 de junho de 2006 que iria deixar
progressivamente o cargo de principal executivo da MICROSOFT até
2008 para poder se dedicar à fundação de caridade Bill &
Melinda Gates. Este anúncio foi ratificado no dia 6 de janeiro de
2008 quando ele subiu ao palco da Consumer Electronics Show (CES), em
plena Las Vegas, e tocou uma Guitar Hero com o roqueiro Slash. O
momento era de despedida. Em sua palestra, por uma hora, brincou com
a futura situação de “desempregado”. Depois apresentou um vídeo
simulando a busca por um novo rumo. Camisa branca, faixa na cabeça,
começa a malhar sob a supervisão do mais que definido ator Matthew
McConaughey. Minutos depois, quer saber: “Estou
pronto para tirar a camisa?”
Matthew sentencia: “Não”.
Persistente, Gates liga para Bono Vox, vocalista do U2, pedindo uma
vaga de guitarrista na banda – afinal já tinha acumulado bastante
experiência jogando o Guitar Hero no Xbox 360. Sem jeito, diante de
uma apresentação de Gates, Bono diz que a banda está completa e,
portanto, não há vagas. É rejeitado por Steven Spielberg. Liga
para o apresentador e âncora do The Daily Show, Jon Stewart,
propondo parceria, mas não consegue. Lembra-se que este é um ano
eleitoral nos Estados Unidos. Liga para os candidatos democratas à
Presidência, Hillary Clinton – que, rindo sem parar, não quer lhe
dar emprego – e Barack Obama – que não reconhece sua voz.
Desanimado, cabeça baixa, arruma suas coisas dentro de uma caixa de
papelão e a coloca no teto de um Ford Focus. Entra no carro e vai
embora, esquecendo a caixa do teto. Tudo cai. O vídeo termina com o
jornalista da rede de televisão NBC, Brian William, dando a notícia
da saída de Gates. Ele se despede do homem que não gasta “mais de
US$ 7 em um corte de cabelo”. Bill Gates deixou oficialmente o dia
a dia da MICROSOFT no dia 27 de junho de 2008. Ele, como se sabe, foi
se dedicar à Fundação Bill & Melinda Gates, criada há mais de
dez anos para atuar em projetos filantrópicos nas áreas de saúde e
educação. O executivo, porém, permanece como presidente do
conselho da empresa e continua envolvido em projetos definidos pelo
CEO, Steve Ballmer, e pelo time gerencial da MICROSOFT.
A
Marca
A
evolução do logotipo da MICROSOFT se deu de uma forma gradual ao
longo dos anos. Ainda em 1975 a empresa introduziu o logotipo
corporativo com a palavra MICRO SOFT separada. Novas modificações
ocorreram em 1980 e 1982, quando foi introduzido o logotipo conhecido
como “Blibbet”
(como foi apelidada a letra O). Mas foi em 1987 que a empresa
adotaria seu logotipo mais famoso e utilizado por 25 anos. Conhecido
como “Pacman”,
ele criado e desenvolvido por Scott Baker. O logotipo, escrito em
letra Helvetica Italic, possuía a distância entre as letras S e O
encurtadas para enfatizar a palavra SOFT e passar uma noção de
velocidade.
No
mês de agosto de 2012, em mais um esforço de renovação da marca,
a MICROSOFT apresentou oficialmente sua nova identidade visual. Ao
contrário da versão anterior, este logotipo, o quinto em toda sua
história, é composto por duas partes: um símbolo (batizado de
“live
titles”,
representado por quatro quadrados multicoloridos - vermelho, verde,
azul e amarelo - arranjados no mesmo padrão do tradicional ícone do
Windows, e que segundo a empresa representa seu diverso portfólio de
produtos) e o nome MICROSOFT, sem uma “tagline” ou frase
associada como ocorria no passado. A nova fonte da letra é a Segoe,
a mesma utilizada na interface do Windows, comum em vários produtos
e nas ações de comunicação da MICROSOFT.
Segundo
a consultoria britânica Interbrand, somente a marca MICROSOFT está
avaliada em US$
69.087 bilhões,
ocupando a posição de número 3 no ranking das marcas mais valiosas
do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 37 no
ranking da revista FORTUNE 500 de 2012 (empresas de maior faturamento
no mercado americano).
A
MICROSOFT atua hoje em um amplo mercado, que vai desde antivírus,
buscas na Internet, telefonia celular, bancos de dados corporativos e
programas de gestão empresarial para pequenas e médias empresas,
até serviços on-line (portal MSN e Windows Live) e equipamentos
eletrônicos (produzindo periféricos, como mouses, teclados e
joysticks, jogos eletrônicos como Xbox, o tocador de MP3 Zune e mais
recentemente tablets). Possui quatro avançados centros operacionais
localizados em Dublin na Irlanda, Humacao em Porto Rico, Reno estado
americano de Nevada e Cingapura. O faturamento internacional
representa 54% do total arrecadado pela MICROSOFT, que emprega
aproximadamente 94 mil pessoas em 105 países e comercializa seus
produtos em 200 nações ao redor do mundo. Enquanto o sistema
operacional Windows continua reinando quase que absoluto no mercado,
o navegador Internet Explorer perdeu a liderança de mercado para o
Google Chrome. A MICROSOFT desempenha um papel importante na vida de
mais de um bilhão de pessoas todos os dias, que de forma direta ou
indireta utilizam seus produtos. A MICROSOFT detém mais de 15 mil
patentes, e requere cerca de 3 mil novas por ano. A empresa é uma
das cinco maiores detentoras de patentes dos Estados Unidos. A
maioria delas é obscura e de difícil entendimento para leigos, mas
garantem inovações e protegem os interesses da empresa, além de
representarem lucro com a cessão para outras companhias. A MICROSOFT
incentiva a inovação concedendo bônus e outras regalias a
funcionários que asseguram novas patentes.
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