Tudo
começou em 1967 quando dois amigos australianos, Brian Singer e Doug
Warbrick, que viviam na pacata cidade litorânea de Torquay, estado
de Victoria, à apenas alguns quilômetros de distancia da famosa
praia de Bells Beach, local de umas das mais desafiantes ondas da
Austrália, decidiram surfar o máximo possível. Para ajudar a
concretizarem seus sonhos começaram a fabricar pranchas de surfe,
simplesmente para que as receitas os ajudassem a manter o “vício”
e poderem praticar surfe nas melhores ondas do mundo. As pranchas da
RIP CURL começaram bem em um mercado competitivo que estava
descobrindo uma nova fase revolucionária em design. Dois anos
depois, em 1969, os amigos tomaram outra decisão que mudou para
sempre o destino de suas vidas: atender as necessidades essenciais
dos surfistas nas águas frias do sul da Austrália, sempre um grande
empecilho, que criava uma barreira para os surfistas que queriam
aproveitar o potencial dos melhores picos do mundo, em qualquer época
do ano.
Foi
então que surgiu oficialmente a RIP CURL, quando os sócios fizeram
um pequeno investimento numa máquina de costura da Segunda Guerra
Mundial e alugaram uma velha casa em Torquay como sede da nova
empresa. Eles reuniram um grupo de moradores locais e iniciaram a
produção de roupas de borracha e pranchas de surfe em uma garagem
improvisada no ano seguinte. Inicialmente a produção era precária:
eles cortavam a borracha no chão e depois passavam as peças para um
costureiro que trabalhava demais e era muito mal pago. Pelos padrões
de hoje, a primeira roupa de borracha RIP CURL era primitiva, mas
eles diferenciaram-se no mercado, pois elas eram desenvolvidas
através da interação com os surfistas. Ainda nesta época, a
empresa colocou seu primeiro anúncio na revista Surfing World com o
seguinte slogan“We
know what we’re doing and we will be around for a long time”.
Em
1970 os pedidos de roupas de borrachas chegavam a 100 peças por
semana e a empresa não parava de crescer. No ano de 1973 a marca
criou a competição, que viria a se tornar muito famosa, Rip
Curl Pro,
realizada na badalada praia de Bells Beach. Essa competição se
tornou a mais poderosa ferramenta de marketing da marca RIP CURL.
Dois anos depois a marca inovou ao lançar a roupa de borracha com
reforços de Neopreme nos cotovelos e joelhos. A nova roupa foi um
verdadeiro sucesso entre os surfistas.
Através
da disseminação do nome da RIP CURL pelos surfistas que visitavam a
Austrália em suas viagens pelo mundo, os dois fundadores começaram
a explorar a possibilidade de vender wetsuits internacionalmente. Com
o crescimento da empresa no mercado australiano, em 1977, foi criada
a divisão internacional da marca para atender outros países, dando
início ao processo de globalização da RIP CURL. No ano seguinte
foi instalada uma rede de distribuição no estado da Califórnia e
em 1979 a marca ingressou no mercado europeu pela França e Alemanha.
Foi também nesta época, que com uma posição segura no mercado de
surfe, a RIP CURL começou a fazer roupas para esquiadores,
windsurfers, navegadores e snowborders, ampliando sua oferta de
produtos e ingressando em outros segmentos de mercado. Cada divisão
requereu uma tecnologia e uma estratégia de marketing completamente
diferente. Ao invés de fabricar as wetsuits na Austrália para
exportá-las – uma dispendiosa e difícil tarefa – a RIP CURL
venderia sua tecnologia, design e idéias. O produto em si, seria
feito sob licença, no país onde fosse necessário. No ano seguinte
lançou uma linha de relógios especialmente para surfistas.
Em
1981 estabeleceu sua primeira empresa licenciada em Lowers, no sul da
Califórnia, batizada com o mesmo nome da praia – um dos mais
famosos “surf breaks” dos Estados Unidos. A fórmula foi um
sucesso e em 1985 uma nova empresa chamada Frogs começou a produzir
os produtos da marca em Hossegor, em um trecho da costa atlântica da
França conhecido pelos seus famosos beach breaks. A marca mais uma
vez inovou em 1994 ao lançar a roupa de borracha que continha RD4
Titanium Neopreme.
Um
dos principais sucessos em cada lançamento da marca é que as
pessoas que dirigem a empresa eram - e ainda são - os pilotos de
teste dos seus próprios produtos. Líder de mercado de wetsutits
para a prática do surfe por mais de 30 anos, a RIP CURL tem definido
os padrões para o futuro. A empresa enfatizou sua posição como a
marca número 1 em wetsuits patrocinando alguns dos melhores
surfistas do mundo, mantendo seu envolvimento com as raízes do
surfe, apoiando atletas de alma como Way Wayne Lynch, Michael
Peterson, Cheyne Horan e Tom Curren. Por isso hoje, a frase The
Ultimate Surfing Company não
é só o slogan, mas uma declaração que transmite e reforça a
visão da empresa.
Eventos
Tudo
começou no início da década quando os dois fundadores da empresa
se aproximaram da Associação Australiana de Surfriders, que
organizava o evento anual de páscoa na praia de Bells Beach, se
oferecendo para torná-lo o primeiro campeonato de surfe profissional
da Austrália. Nesta época, enquanto as ligas de esporte como o
tênis e o golfe haviam se profissionalizado nos anos 60, o surfe de
competição ainda estava em um estágio embrionário, com apenas
alguns amadores dedicados a sua administração, sem nenhum tipo de
patrocínio. O primeiro RIP
CURL PRO em
1973 foi realmente muito pequeno, com surfistas competindo pela
premiação, a qual dava para cobrir um pouco mais do que a gasolina
e a alimentação, e consideravelmente menos do que suas passagens
aéreas. Mas o campeonato, vencido pelo lendário Michael Peterson,
estabeleceu os trilhos para a locomotiva do surfe profissional.
Portanto, o Rip Curl Pro se tornou o primeiro evento de surfe
profissional da Austrália, com a melhor competição de “dinheiro
para a cerveja” do país, o que era gasto rapidamente nos bares
locais.
No
ano seguinte, empresas como RIP CURL e Coca Cola patrocinaram o
primeiro tour profissional da Austrália. Os campeonatos atraíram a
maioria dos melhores surfistas do mundo e criaram um novo conceito
para o esporte. Enquanto a criação do Bells Beach Easter Classic é
um dos maiores capítulos na história do surfe Australiano, o
primeiro RIP CURL PRO é o verdadeiro início da história da
conversão do surfe para o profissionalismo. Mais de 20.000 pessoas
assistiram a memorável final de 1987 quando Nicky Wood, de 17 anos,
mostrou capacidade e habilidades além de sua idade para se defender
contra o estreante Richard Marsh na final. Em 1997 o Rip Curl Pro
celebrou seu 25º aniversário e foi abençoado com o melhor surfe
desde 1981 e o maior público em uma década. Coincidentemente, o
governo do Estado de Victoria anunciou que o Rip Curl Pro
“oficialmente” se classificaria como um dos 6 “Hallmark
International Sporting Events” (Eventos Internacionais de Esportes
de Marcas) ao lado da Fórmula 1 e GranPrix de motocicletas, a copa
de Melbourne, a liga Nacional de Futebol Australiano, e o campeonato
Australiano Open de Tênis.
O RIP CURL GROM SEARCH faz parte do programa internacional da RIP CURL em divulgar os valores mais nobres do esporte para surfistas com até 16 anos: o contato com a natureza, a diversão e a busca da onda perfeita com os amigos. O primeiro evento aconteceu na praia de JunJac no sul da Austrália em 1998 e vem tomando força a cada ano em vários outros países como os Estados Unidos, Brasil, África do Sul, Indonésia, além da Europa (com etapas na Inglaterra, França, Irlanda, Itália, Portugal e Espanha). O RIP CURL GROM SEARCH está se tornando um evento tradicional entre a molecada da nova geração de surfistas. O compromisso do evento com a comunidade continua mantido desde o primeiro evento: apoiar as associações locais, motivar as escolas de surfe e revelar novos talentos. O formato do evento é diferente dos demais campeonatos de surfe. Enquanto os tradicionais campeonatos visam premiar somente os melhores competidores o RIP CURL GROM SEARCH deseja premiar todos os participantes oferecendo um dia com muito surfe, diversão e confraternização.
O RIP CURL GROM SEARCH faz parte do programa internacional da RIP CURL em divulgar os valores mais nobres do esporte para surfistas com até 16 anos: o contato com a natureza, a diversão e a busca da onda perfeita com os amigos. O primeiro evento aconteceu na praia de JunJac no sul da Austrália em 1998 e vem tomando força a cada ano em vários outros países como os Estados Unidos, Brasil, África do Sul, Indonésia, além da Europa (com etapas na Inglaterra, França, Irlanda, Itália, Portugal e Espanha). O RIP CURL GROM SEARCH está se tornando um evento tradicional entre a molecada da nova geração de surfistas. O compromisso do evento com a comunidade continua mantido desde o primeiro evento: apoiar as associações locais, motivar as escolas de surfe e revelar novos talentos. O formato do evento é diferente dos demais campeonatos de surfe. Enquanto os tradicionais campeonatos visam premiar somente os melhores competidores o RIP CURL GROM SEARCH deseja premiar todos os participantes oferecendo um dia com muito surfe, diversão e confraternização.
O
RIP CURL GROM SEARCH busca desde o seu primeiro evento criar uma
atmosfera positiva que incentive a nova geração a encarar o surfe
como estilo de vida independente de patrocínios e colocações em
campeonatos. Desenvolver a preservação ambiental, o respeito pelo
mar e pelas pessoas. Enfim contribuir na educação dos surfistas da
nova geração espalhados pelo mundo. No Brasil, o RIP CURL GROM
SEARCH acontece desde 2000 e já reuniu mais de 2.300 surfistas por
toda costa brasileira. Muitos surfistas da nova geração de
profissionais começaram suas carreiras participando dos eventos,
como por exemplo, Jihad Kohdr, Hizunomê Bettero, Saulo Júnior, Jean
da Silva, Tiago Bianchini, Adriano Mineirinho, Heitor Pereira,
Leandro Bastos, Andrew Serrano, e Bruna Schmitz, estreante na elite
mundial em 2009 e dona de dois títulos no Rip Curl Grom Search.
Todos os eventos são registrados em vídeo e distribuídos entre os
participantes imortalizando as performances, as ondas e
principalmente a história do evento. Desde 2004, o evento ganhou
status de Circuito (antes eram feitas etapas isoladas).
A Marca
A
origem do nome RIP CURL é bastante curiosa. Em 1969, os dois
fundadores da empresa, Brian Singer e Doug Warbrick, estavam em uma
velha garagem discutindo qual seria o melhor nome para a nova
empresa. Um deles propôs RIP CURL e disse “Eu
reconheço que é um nome estúpido, mas eu vou perguntar aos meus
filhos e ver o que eles acham”.
De repente, o outro homem começa a pular e gritar feito um doido: “É
um ótimo nome! Você rasga a onda! (da expressão em inglês “Rip
the Curl”) Entendeu? Todo mundo vai adorar isto!”.
O logotipo da marca sofreu muitas alterações durante os anos. Desde o primeiro, completamente colorido, passando pela flor de lótus, criada por um artista local de nome Simon Buttonshaw, até o atual, criado na década de 90 e que sofreu algumas modernizações, a marca nunca deixou de lado os valores e filosofia que a transformaram em uma empresa com a alma do surfe.
O logotipo da marca sofreu muitas alterações durante os anos. Desde o primeiro, completamente colorido, passando pela flor de lótus, criada por um artista local de nome Simon Buttonshaw, até o atual, criado na década de 90 e que sofreu algumas modernizações, a marca nunca deixou de lado os valores e filosofia que a transformaram em uma empresa com a alma do surfe.
Desde
sua fundação, a RIP CURL cresceu humildemente para ser uma
verdadeira empresa de surfe internacional como nenhuma outra. A marca
apresenta produtos inovadores, funcionais, duráveis e projetados de
surfistas para surfistas, disponível em mais de 80 países do mundo.
Em adição às milhares de lojas independentes que vendem seus
produtos, a RIP CURL possui mais de 60 lojas próprias na Austrália,
Nova Zelândia, Europa, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Inglaterra e
Israel. Ao lado de pranchas de surfe e roupas de borracha, os
produtos RIP CURL se expandiram para incluir surfwear (roupas casuais
para os homens e mulheres), acessórios (relógios, malas de viagem,
óculos de sol, mochilas e carteiras) e mountainwear (roupas e
acessórios para snowboard e esqui).
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